quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BR-050

Trecho São Paulo - Santos

O primeiro caminho mencionado na história de São Paulo é a Trilha dos Tupiniquins, um ramal do Caminho de Peabiru, aberto pelos índios, antes da fundação da Vila de São Vicente em 1532.

Em 1553, o Padre Anchieta, visando melhorar a ligação de Santos com o Planalto, ordena a construção de um novo caminho, substituindo a antiga trilha indígena. Em 1585 o caminho, muito íngreme, era percorrido em 4 dias.

Entre 1788 e 1797 foi construído um novo caminho, com 3 metros de largura e muitos ziques-zagues, pavimentado com lajes de granitos, ainda intransitável para veículos em função da grande inclinação.

Em 17 de fevereiro de 1827, foi inaugurada a estrada carroçável de Santos ao Rio Cubatão.

Em 1908, um grupo de paulistas decide construir uma estrada de rodagem entre São Paulo e Santos, aproveitando o antigo Caminho do Mar. O trecho passou a ser percorrido em 12 horas.

Em dezembro de 1915, a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo inicia o serviço de macadamização da Estrada Vergueiro, no trecho Cubatão-Santos.


Estrada Vergueiro em 1922

Automobilismo, setembro 1926, p.22


Em 27 de outubro de 1932, a UTIL inaugura a linha de omnibus São Paulo - Santos, com 3 saídas diárias por sentido, com pontos finais na Praça da Sé em São Paulo e na Praça da República em Santos.

Em outubro de 1939, foi assinado decreto determinando as primeiras desapropriações para a construção da nova estrada São Paulo - Santos, denominada Via Anchieta.

No dia 20 de agosto de 1943, inauguração de um trecho da Via Anchieta, em Santos, com 7 Km de extensão.

Ônibus da Expresso Brasileiro na primeira pista da Via Anchieta, inaugurada em 22 de abril 1947. A segunda pista só foi aberta ao tráfego em 1953

Via Anchieta. Cartão postal circulado em 1951

Construção da segunda pista da Via Anchieta em 1953

Via Anchieta por volta de 1953, com a segunda pista ainda em construção


Em 1967, em função do esgotamento da capacidade da Via Anchieta, o Departamento de Estradas de Rodagem divulgou o plano de construção de uma Nova Via Anchieta entre Santos e São Paulo com 75 Km de extensão.

Em novembro de 1970, início da construção da Via Imigrantes (SP-160), para atender ao crescente tráfego de veículos entre São Paulo e o litoral.


Rodovia Anchieta em São Bernardo do Campo em 1970
Foto Arquivo Nacional


Em 15 de abril de 1971, o Dersa inicia a cobrança de pedágio na Via Anchieta.


A Tribuna, Santos, 23/03/1980


REFERÊNCIAS:

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 dezembro 1915. p.9.

Um serviço de omnibus de luxo entre São Paulo e Santos. A Batalha. Rio de Janeiro. 27 outubro 1932. p.8.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 agosto 1939. p.56.

Minas Gerais. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 22 fevereiro 1958. p.4.

Uberlândia e Uberaba: Estrada. Jornal do Brasil. 1960, abril, 15. Primeiro caderno, página 7. 

Castelo inaugura BR-050 como amostra de desenvolvimento. Jornal do Brasil. 1965, agosto, 1. Primeiro Caderno, página 11.

Nova Via Anchieta: motivações. A Tribuna. Santos. 07 junho 1967. p.24.

Costa e Silva irá a Minas abrir estrada. Jornal do Brasil. 1968, março, 8. Primeiro caderno, página 18.

Inaugurada mais uma rodovia. Jornal do Brasil. 1968, março, 20. Caderno de Automóveis, página 4.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

A Transamazônica e a integração nacional. O Jornal. Rio de Janeiro. 3 abril 1970. p.12.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.