Extensão: 2.459,4 Km
Trecho: Macapá - Içana / Fronteira Colômbia
Histórico
Em fevereiro de 1972, o Departamento de Estradas de Rodagem assina contrato com a Lasa, empresa de consultoria, para a execução do levantamento aerofotogramétrico e o anteprojeto da Perimetral Norte.
A construção da rodovia foi dividida em três grandes lotes:
1º - Macapá - Caracaraí junto com o prolongamento da BR-163 desde Alenquer até a fronteira do Suriname.
2º - Caracaraí - Mitú, na fronteira com a Colômbia
3º - Cucui, na fronteira da Colômbia, até Cruzeiro do Sul, a atual Rodovia BR-307, passando por Benjamin Constant e Içana.
Em 29 de julho de 1973, em cerimônia realizada nas proximidades de Porto Grande, Amapá, é dado o início das obras de construção da rodovia Perimetral Norte, projetada para interligar os estados do extremo norte do Brasil, compondo, junto com a Rodovia Transamazônica, o anel rodoviário da Região Norte.
Rede Rodoviária Amazônica em agosto de 1973
A construção da rodovia foi abandonada em janeiro de 1977, deixando dois trechos abertos ao tráfego, o primeiro no Amapá, com 196 Km de extensão, entre Porto Grande e Waiãpi, e o segundo em Roraima, entre Caracaraí e Entre-Rios, com 333 Km de extensão.
Em julho de 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), em nota, informava que estava trabalhando para lançar o edital de pavimentação da rodovia BR-210.
Em 12 de maio de 2023, O DNIT limitou o tráfego de caminhões no trecho não pavimentado da BR-210 no Amapá, compreendido entre os quilômetros 106 e 305,2.
REFERÊNCIAS:
Perimetral vai cortar 4.400 Km da Amazônia. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1972. p.3.
FIGUEIREDO, Fabiana. Dnit prevê asfaltar mais 10 quilômetros da BR-156 e construir 3 pontes até o fim do ano no AP. G1 AP. Macapá. 7 julho 2021.
Página lançada em 20 de setembro de 2018
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