quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BR-290

Extensão: 726 Km 
Trecho:  Osório (RS) - Uruguaiana (RS) / Fronteira Argentina

Histórico

Em dezembro de 1936, os governos do Brasil e da Argentina aprovam suas respectivas linhas de crédito para o financiamento dos estudos iniciais para a construção da ponte internacional Uruguaiana - Paso de Los Libres.

Em abril de 1939, é concluído o projeto para a construção da ponte rodoferroviária internacional entre Uruguaiana e a cidade de Paso de Los Libres na Argentina, inaugurada em 10 de outubro de 1945.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Torres (RS) - Uruguaiana (RS), que cobria o atual traçado da Rodovia BR-290.

Em 1947, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem inicia a construção da rodovia Porto Alegre - Uruguayana, considerada de prioridade nacional.

Em abril de 1968, o DNER encomenda o Estudo de Viabilidade Econômica e o Projeto de Engenharia Final do trecho Uruguaiana - Alegrete às firmas Tecometal, Proenge e Lasa. 

Em abril de 1968, em Rosário do Sul, é inaugurada a ponte sobre o Rio Santa Maria, com 1.773 metros de extensão, uma das maiores pontes rodoviárias do país.

Em 2 de junho de 1969, é aberta a Concorrência para execução das obras de implantação, obras de artes especiais e pavimentação do trecho Alegrete - Uruguaiana, com cerca de 141 Km de extensão.

Em 1969, é inaugurada a pavimentação do trecho Porto Alegre - Rosário do Sul. Em 1971, é entregue a pavimentação do trecho seguinte, entre Rosário do Sul e Alegrete.

No dia 9 de janeiro de 1973, finalmente é concluída a pavimentação da rodovia Porto Alegre – Uruguaiana, com 621 Km de extensão.

No dia 26 de setembro de 1973, inauguração da autoestrada Porto Alegre - Osório, a freeway, com 96,4 km de extensão,  projetada para velocidade diretriz de 120 km/h. Até então a ligação de Porto Alegre com o litoral era feita pela rodovia estadual RS-030, sinuosa e estreita para o tráfego pesado. Em 1997 a Concepa assume a operação e manutenção da Freeway
. Em  agosto de 2013 a Freeway foi considerada a melhor rodovia federal do país.


Inauguração da Freeway em 1973

No dia da inauguração da Freeway
Foto Hipolito / RBS


Em 8 de maio de 2021, é entregue o viaduto na interseção com a Rodovia RS-401, no acesso ao município de Charqueda.


Novo viaduto na interseção com a rodovia RS-401


Em março de 2023, o Governo Federal anunciou o projeto de duplicação de um trecho de 14 quilômetros de extensão da Rodovia BR-290, localizado no Lote 4, entre os quilômetros 199 e 228, a ser entregue até dezembro de 2023.

Em 25 de maio de 2023, em Arroio dos Ratos foi realizada a Audiência Pública para a retomada das obras de duplicação da BR-290 e a possível concessão com a instalação de praças de pedágio. 


Obras paralisadas de duplicação entre Eldorado do Sul e Pântano Grande
em maio de 2023


Em maio de 2023, de São Paulo a Buenos Aires, a BR-290 era a única rodovia não duplicada, no trecho entre Uruguaiana e Eldorado do Sul com 630 quilômetros de extensão. O acordo entre os governos do Brasil e da Argentina firmado em 2004 almejava a criação de uma via totalmente duplicada entre os dois países, o que não foi cumprido apenas do lado brasileiro.


Em maio de 2024, foi entregue a duplicação de um trecho de 13,5 Km BR-290, entre Pântano Grande e Cachoeira do Sul, 
entre os quilômetros 214 e 228.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1936. p.356.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1939. p.134.

O problema das estradas de rodagem no Brasil. A Cruz. 10 agosto 1947. p.3.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

DNER conclui ponte. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 abril 1968. Classificados. p.14.

DNER participa do rush sôbre o futuro. O Jornal. Suplemento Especial. Rio de Janeiro. Março Abril, 1969.

Aviso. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 24 abril 1969. p.6.

ZOLIN, Denin. Dnit promete duplicar trecho da BR-290 ainda este ano. Diário. 19 março 2023.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.