sexta-feira, 28 de setembro de 2018

São Paulo

Histórico

Em 1532, Martin Afonso de Souza funda São Vicente, a primeira villa portuguesa no Brasil, próxima ao Caminho Indígena de Peabiru, que ligava o Atlântico ao antigo Império Inca nos Andes, contando inclusive com alguns trechos pavimentados, que evidenciava ser uma rota comercial ativa antes mesmo do reconhecimento político do Brasil em 1500.

Em 1534, foi criada a Capitania de São Vicente, transformada na Capitania de São Paulo e Minas Geraes em 1709, renomeada para Capitania de São Paulo em 1720 com a criação da Capitania de Minas Gerais.

Em 1560, é aberta uma nova trilha, entre Santos e São Paulo, alternativa ao Caminho Indígena, recebendo o nome de Caminho Padre de Anchieta, mais tarde denominado Caminho do Mar, usado também para o transporte de ouro até Santos. Em 1792 foi aberto um novo traçado alternativo, recebendo o nome de Calçada do Lorena, toda pavimentada em lajes. Em 1844 o caminho foi melhorado recebendo o nome de Estrada da Maioridade, em homenagem à maioridade do Imperador Dom Pedro II. Em 1864 recebe mais uma reforma ganhando o nome de Estrada Vergueiro. Em 1908, já conhecida como Caminho do Mar, a estrada recebe o primeiro automóvel. Em 1913, recebe melhorias, ganhando placas de macadame para o tráfego de automóveis. Na década de 1920 a estrada de Santos é pavimentada com concreto, a primeira da América Latina a receber tal melhoramento. Com a inauguração da Via Anchieta em 1947, o caminho ganha o nome de Estrada Velha, sendo finalmente fechada ao tráfego em 1985, passando a receber somente passeios turísticos.

No início do século XX a província de São Paulo já contava com um sistema de transportes exemplar para o país, com ferrovias e rede de estradas de rodagem.

Vale do Paraíba

Em 1773, é lançado o serviço postal entre o Rio de Janeiro e São Paulo, seguindo por via marítima até Parati, e depois por terra por Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Circulava uma vez por mês.

Fundação de povoados no vale do rio Paraíba do Sul

1636 Taubaté
1652 Jacareí
1767 São José dos Campos
1780 Cachoeira
1781 Cruzeiro
1783 Bananal

Mapa - Litoral entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina na década de 1790

Em 1827, a capitania de São Paulo contava com a cidade de São Paulo (capital) e as seguintes villas:

Santos
Itanhaém
São Sebastião
Cunha
Villa Bella da Princeza
Parnahyba
Ubatuba
Jundiahy
São Vicente
São João da Tybaia
Nova Bragança
Jacarahy
Lorena
São José Guaratinguetá
Pindamonhangaba
Mogi das Cruzes
Taubaté
São Miguel das Areias
Itu
Itapetininga
Sorocaba
Apiahy
São Carlos
Porto Feliz
Itapeva

Villas da Comarca do Paraná

Paranaguá
Curitiba
Iguape
Guaratuba
São José
Antonina
Castro
Cananéia
Villa Nova do Príncipe

Era do Automóvel

As estradas de rodagem do Estado de São Paulo ganharam novo impulso com surgimento do automóvel. Até então ficaram abandonadas, em função da concorrência com a ferrovia.

Em 1913, é iniciada a construção da estrada de rodagem São Paulo - Jundiahy. Em primeiro de maio de 1921, foi entregue ao tráfego o prolongamento até Campinas.

Em 1914, foi inaugurada a ponte pênsil ligando São Vicente à Praia Grande.

Estrada do Vergueiro na Serra do Mar

Estrada do Vergueiro em São Bernardo do Campo


Em 26 de dezembro de 1921, através da Lei nº 1.835, foi criada a Inspectoria de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo. Até então não existia na Directoria de Obras Públicas uma seção especializada, exclusivamente, na construção de estradas.


Revista das Estradas de Ferro, 30/09/1925


Mapa - Carta Geral do Estado de São Paulo de 1926

Em 5 de janeiro de 1927, através do Decreto Federal nº 5.141, foi criado o Fundo Especial para conservação e construção de rodovias. No mesmo mês são organizadas duas comissões de engenheiros, encarregas da construção das primeiras rodovias federais: Rio-São Paulo e Rio- Petrópolis, cujas obras foram iniciadas em março de 1927, sendo entregues ao tráfego no ano seguinte.

No dia 29 de outubro de 1932, a empresa Viação União Transportes Interurbanos, inaugura suas operações na linha São Paulo – Santos, com 3 viagens por sentido, com pontos finais, em São Paulo,  na Praça da Sé, e em Santos, na Praça da República.


Em 1933 concorrendo com a ferrovia, a Companhia Geral de Transportes lança o serviço de auto-omnibus entre São Paulo e Santos, com saídas do Hotel Esplanada. Os veículos foram logo apelidados de King-Kong.


Em meados de 1934, é criado o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.

Em 1935, são iniciados os estudos para implantação das novas rodovias São Paulo - Santos e São Paulo - Jundiahy, como novo traçado evitando a Serra dos Cristais.

Em 1935, início das operações  da empresa Pássaro Marrom, ligando São Paulo às cidades do Vale do Paraíba de Mogi das Cruzes, Guararema, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida. Na época a empresa se chamava Pássaro Azul. Em função da poeira das estradas o nome foi logo mudado para Pássaro Marron.


Polícia Rodoviária do Caminho do Mar no Posto de Fiscalização na entrada de São Bernardo do Campo  em 1937


Em 1937, é concluída a implantação da rodovia Paraibuna - Caraguatatuba - São Sebastião.

Em 1938, é projetada a Via Anchieta, com raio mínimo de 400 metros no planalto e 100 metros na serra, e rampas máximas de 5% e 6%.

Em setembro de 1939, foram iniciados os estudos para a construção da autoestrada Via Anhanguera, entre a capital paulista e Jundiahy. As obras foram iniciadas em 25 de janeiro de 1940.

Em 1939, início do serviço regular de linha de ônibus entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, pela viação Pássaro Marrom, através da antiga estrada Rio-São Paulo.

Principais rodovias de São Paulo em 1939

São Paulo - Praia Grande, 63,2 Km
São Paulo - Rio de Janeiro, 332 Km
São Paulo - Minas Gerais, via Ituverava, 462 Km
São Paulo - Paraná, via Piraju, 300 Km
São Paulo - Matto Grosso, via Bauru, 336 Km
São Paulo - Minas Gerais, via Bragança, 115 Km

Atual rodovia SP-148

Em 1941, fundação da Expresso Brasileiro Viação Ltda. pelo empresário espanhol Manoel Diegues, operando inicialmente  a linha São Paulo – Santos. Na década de 1950 inicia a operação das linhas São Paulo-Ribeirão Preto, São Paulo-Lindóia, São Paulo-Poços de Caldas e São Paulo-Sorocaba, além da linha para o Rio de Janeiro.  No dia primeiro de agosto de 1951  inaugura uma sala vip para passageiros na Avenida Ipiranga, próxima à avenida São João.

No dia 20 de agosto de 1943, inauguração de um trecho da Via Anchieta, em Santos, com 7 Km de extensão. No dia 22 de abril de 1947, é inaugurada a pista de subida, entre Santos e São Paulo. A segunda pista é aberta ao tráfego em 1953. As obras de construção da Via Anchieta foram iniciadas em 9 de julho de 1939, atrasando em função das dificuldades de obtenção de materiais provocadas pela Segunda Guerra. No dia da inauguração da primeira pista a General Motors do Brasil  apresenta a nova frota da  Expresso Brasileiro Viação Ltda. (EBVL), composta por 30 ônibus GM Coach interurbano modelo Parlour Coach, com  ar-condicionado e rádio transmissor.


Via Anchieta em 1947


Em julho de 1958, é concluída a pavimentação da Rodovia São José dos Campos - Campos do Jordão, com 85 Km de extensão.


Rodovia Castelo Branco em 1968


Em 1968, é iniciada a construção da rodovia Campinas - Jacareí (SP-065), com 145,5 Km de extensão, entregue ao tráfego em 1972, sendo batizada de Rodovia Dom Pedro I em comemoração aos 150 anos da independência do Brasil. O primeiro trecho foi entregue em primeiro de novembro de 1969, entre Itatiba e Atibaia, com 32,6 Km de extensão, enquanto o trecho Campinas - Itatiba já estava com a terraplenagem concluída. Em setembro de 1990, foi inaugurada a duplicação do trecho de 124 Km de extensão, entre a Rodovia Heitor Penteado (SP-081), em Campinas, e a Via Dutra.

Em 6 de março de 1969, o governador do estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, promulgou o decreto-lei nº 5, criando uma empresa de economia mista, o Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S.A, para operar, construir e conservar durante 20 anos as ligações rodoviárias entre o Planalto e a Baixada Santista. Posteriormente, pela lei nº 95 de 29 de dezembro de 1972, o prazo de concessão foi prorrogado por mais 50 anos.

Em 23 de janeiro de 1974, foi inaugurada a primeira etapa da Via dos Imigrantes com duas pistas de 33 km no planalto, mais o trecho de 8 Km de interligação até a Via Anchieta. A primeira pista do trecho da serra foi inaugurada em 28 de junho de 1976 e a segunda pista em 2003.


Rodovia dos Imigrantes em 1977


Em 28 de outubro de 1978 foi inaugurada a Rodovia dos Bandeirantes com rampas máximas de 4% e raios mínimos de 600 metros. A ordem de serviço para o início da construção foi assinado em 11 de agosto de 1976, ainda com o nome de Via Norte.


Inauguração da rodovia dos Bandeirantes em 1978
Foto Dersa


Em 1979, é inaugurada a Ponte Rodoviária entre a capital paulista e a Baixada de Santos, operada pelas empresas Ultra/Rápido Brasil e Zefir, com saídas do Terminal Jabaquara.

Em 1979, é iniciada a construção da ponte do Mar Pequeno, a segunda ponte entre São Vicente e a Praia Grande, substituindo à ponte pênsil, que só permitia a passagem de um veículo por vez. A ponte foi inaugurada em 30 de março de 1982.

Em primeiro de maio de 1982 foi inaugurado o primeiro trecho da Rodovia Ayrton Senna (SP-070), com 50 km de extensão, entre São Paulo e Guararema.

Em outubro de 1986, foi entregue a duplicação da SP-304 no trecho de 41 Km de extensão entre a via Anhanguera e a cidade de Piracicaba.

No dia 23 de dezembro de 1994, inauguração do prolongamento da Rodovia Ayrton Senna, com 70 km de extensão, desde Guararema até Taubaté. O novo trecho passa a ser denominado Rodovia Carvalho Pinto, em homenagem ao ex-governador do Estado de São Paulo.

Em 1998, dentro do Programa Estadual de Desestatização e Parcerias com a Iniciativa Privada, do Governo do Estado de São Paulo, as rodovias Anchieta, Imigrantes, Anhanguera e Bandeirantes passaram a ser administradas por concessionárias privadas.

Em outubro de 1998, início da construção do primeiro trecho do Rodoanel, na Região Metropolitana de São Paulo, o Trecho Oeste, com 32 Km de extensão, interligando as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares e Régis Bitencourt, sendo inaugurado em 4 de outubro de 2003.

Em 17 de dezembro de 2003, é inaugurada a pista de descida, do trecho da serra, da Rodovia dos Imigrantes.

No dia 27 de junho de 2016, é inaugurado o Contorno Rodoviário de Piracicaba, com 9 km de extensão, interligando as rodovias SP-308, SP-304, SP-127 e SP-147.

Em primeiro de julho de 2016, início da cobrança de pedágio na Rodovia dos Tamoios (SP-099). No dia 3 de fevereiro de 2018, é inaugurado oficialmente, com a presença do governador do estado, o sistema de wi-fi da Rodovia dos Tamoios, com 72 km de extensão, junto com novo aplicativo para celular, permitindo pedidos de socorro em casos de emergência, além da Rádio Web da Rodovia.

Em 21 de abril de 2017, é inaugurada a duplicação de mais 8 Km da Rodovia Cândido Portinari (SP-334) na região de Cristais Paulista, entre os  Km 413 e Km 421.

Em 30 de maio de 2017, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, obteve a Licença Ambiental Prévia (LP) para executar as obras de modernização e duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

Em 10 de junho de 2017, o governo do estado inicia as obras de duplicação da Rodovia Doutor Arthur Costacurta (SP- 327/330), no acesso de Jardinópolis, num trecho com 4,6 km de extensão e volume de tráfego de 19,3 mil veículos/dia.

Em primeiro de setembro de 2017, a concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) entrega ao tráfego mais 10 quilômetros duplicados da rodovia SP-225, entre as cidades de Paulistânia (Km 280) e Espírito Santo do Turvo (Km 290,5).

Em 11 de outubro de 2017, é liberado ao tráfego a duplicação do trecho de 10 quilômetros da rodovia SP-345 entre as cidades de Patrocínio Paulista e Itirapuã, cujas obras foram iniciadas em março de 2016. No mesmo dia, com a presença do governador do estado, é entregue a duplicação de um trecho de 37 km da rodovia SP-225, entre as cidades de Bauru e Ipaussu. 

Em  14 de dezembro de 2017, o governador Geraldo Alckimin assina o contrato para o início das obras de duplicação da rodovia SP-088, entre Mogi das Cruzes e a Via Dutra. As obras são iniciadas em setembro de 2018.

Em 2018, paralisação das obras de construção do trecho norte do Rodoanel, em função de suspeitas de corrupção.

Em primeiro de julho de 2021, a concessionária Via Paulista inicia as obras de duplicação da rodovia SP-255 no trecho entre os Km 144,770 e Km 179,600, entre Jaú e Barra Bonita. Já estavam em andamento as obras de duplicação, da mesma rodovia, no trecho entre os Km 137,95 e Km 147,300, entre Bocaina e Jaú.

Em 2 de agosto de 2021, o governo do estado anuncia a abertura do edital para a duplicação de um trecho de 3,2 Km da rodovia SP-324, entre os Km 87,4 e 90,6, entre o entroncamento da rodovia SP-075 que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, até o Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083).

Em 20 de agosto de 2021, o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, anuncia o lançamento do projeto de duplicação da rodovia SP-463, no trecho de 10 Km entre Araçatuba (Km 50), onde termina a atual duplicação, até a ponte sobre Rio Tietê no Km 60. Os estudos de viabilidade técnica e financeira para a duplicação do trecho foram lançados em julho de 2020.

Em agosto de 2022, a concessionária inicia as obras de duplicação da rodovia SP-324 no trecho de 19 km de extensão entre Marília e Oriente, incluindo a construção de 10 km de pistas marginais, 9 km de ciclovia e 4 dispositivos de entroncamento.

Em 8 de agosto de 2023, a Prefeitura de Ubatuba inicia a cobrança de taxa de permanência de veículos na cidade, com valores variando de R$ 3,50/dia para motos e R$ 92/dia para ônibus.


Divulgação em junho de 2023


Em 18 de dezembro de 2023, foi inaugurada a duplicação da rodovia SP-333, no trecho entre Assis e Marília, entre os quilômetros 337 e 401.

Em janeiro de 2024, o governo do estado autorizou a  concessionária Ecovias a elaborar os estudos de construção da terceira pista da Via dos Imigrantes entre a baixada santista e o planalto.


Rodovia dos Imigrantes em 2023
Divulgação Ecovias

Plano do Túnel Santos - Guarujá
Divulgação em janeiro de 2024


DOC Digital

1921-1924        A Estrada de Rodagem
1924-1927        Boas Estradas


REFERÊNCIAS:

PASSOS, Deputado Edson. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transportes. 1949.

Pavimentação a Rodovia José dos Campos - Campos do Jordão. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 17 julho 1958. p.12.

SP inicia duplicação da SP-255 e anuncia aporte de R$ 42,7 milhões para a região de Jaú. Governo do Estado de São Paulo. 1 julho 2021.

Estado abre edital para duplicação de trecho da Miguel Melhado até Viracopos, em Campinas. G1 Campinas e Região. 02 agosto 2021.

Estado afirma que irá fazer a duplicação de trecho da rodovia Eliezer Magalhães. Folha da Região. Araçatuba. 23 agosto 2021. 

Governador Tarcísio de Freitas e deputada inauguram a duplicação Marília/Assis da rodovia SP-333. Alesp. 18 dezembro 2023.

MOREIRA, Willian. Estudos para terceira pista da Rodovia Imigrantes é iniciado. Diário dos Trilhos. 15 janeiro 2024. 

Página lançada em 28 de setembro de 2018.