Extensão: 2.036 km
Trecho: Brasília (DF) - Fortaleza (CE)
Histórico
Em fevereiro de 1937, o Ministério de Viação e Obras Públicas aprovou o projeto e autorizou a construção do ramal rodoviário do Canindé, no trecho Maranguape (CE) - Canindé (CE), com 99 km de extensão.
Em julho de 1938, foram iniciadas as obras de implantação da Rodovia Picos (PI) - Simplício Mendes (PI), com 135 km de extensão.
Em outubro de 1949, o presidente da república assinou o decreto aprovando o projeto e orçamento da Rodovia Fortaleza (CE) - Campos Sales (CE), com 475 km de extensão.
No primeiro semestre de 1959, na localidade de Itainópolis, no Piauí, foi iniciada a construção do trecho Picos - Itainópolis da Rodovia Fortaleza - Brasília.
Em 1959 em Goiás, foi fundada a cidade de Alvorada do Norte, junto à futura rodovia BR-020.
Em 13 de maio de 1960 no Distrito Federal, a Novacap inaugurou a cidade satélite de Sobradinho, próxima ao quilômetro zero da BR-020, localizado no Colorado.
Em novembro de 1966, prosseguiam as obras de construção do trecho São João do Piauí - Divisa PI/CE.
Em 26 de dezembro de 1969, foram recebidas as propostas para a Concorrência - Edital Nº 105/69 para execução dos serviços de terraplenagem e pavimentação do trecho Formosa (GO) - Rio Canabrava, com 12 quilômetros de extensão.
Em 26 de dezembro de 1969, foram recebidas as propostas para a Concorrência - Edital Nº 105/69 para execução dos serviços de terraplenagem e pavimentação do trecho Formosa (GO) - Rio Canabrava, com 12 quilômetros de extensão.
Em 30 de dezembro de 1970, em Brasília, na sede do DNER, foram abertas as propostas da Tomada de Preços para a duplicação do trecho de 11,5 km de extensão entre os balões do Torto e do Colorado.
Em março de 1972, o DNER e o Ministério do Exército assinam convênio para a construção do trecho Posse (GO) - Entroncamento BR-242 (atual Luís Eduardo Magalhães), com 320 km de extensão.
Em julho de 1972, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército instala-se em Barreiras, iniciando a maior parte das obras das rodovias BR-020 e BR-242, totalizando cerca de 750 km de extensão.
Em 1970 foi pavimentado um trecho de 12 km acima da cidade de Formosa. Em agosto de 1973, a rodovia estava pavimentada até 18 km depois da cidade de Formosa.
Em meados de 1977 a rodovia BR-020 já contava com 130 quilômetros asfaltados a partir do balão do Colorado em Brasília.
Em janeiro de 1978, o trecho Brasília - Barreiras, com 633 km, contava com 260 km pavimentados, entre Brasília e Alvorada do Norte.
Em 1978, é duplicado um trecho de cerca de 2,5 km entre os balões de acesso a Sobradinho, entre os km 6 e km 8,4.
Em 12 de junho de 1979, o Ministério do Exército recebe as propostas da Tomada de Preços nº 15/79 para a construção de 3 pontes em concreto armado no trecho Barreiras (BA) - Formosa (GO), sobre os rios Buriti, Sanharol e Santa Maria.
Em setembro de 1979, o Ministério dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal firmam convênio para a duplicação do trecho Sobradinho - Planaltina.
Em 11 de março de 1981, com a presença do Ministro dos Transportes, Eliseu Resende, é inaugurado o trecho asfaltado de 503 km entre Fortaleza (CE) e o entroncamento da BR-230, próximo à cidade de Picos (PI).
Em 7 de junho de 1982, no Distrito Federal, é inaugurada a duplicação de um trecho de 15 km entre as cidades satélites de Sobradinho e Planaltina.
Em novembro de 1982, foi concluída a pavimentação da ligação Brasília - São Salvador, com 1.446 km de extensão, abrangendo as rodovias BR-020 e BR-242.
Em meados de 1977 a rodovia BR-020 já contava com 130 quilômetros asfaltados a partir do balão do Colorado em Brasília.
Em janeiro de 1978, o trecho Brasília - Barreiras, com 633 km, contava com 260 km pavimentados, entre Brasília e Alvorada do Norte.
Em 1978, é duplicado um trecho de cerca de 2,5 km entre os balões de acesso a Sobradinho, entre os km 6 e km 8,4.
Em 12 de junho de 1979, o Ministério do Exército recebe as propostas da Tomada de Preços nº 15/79 para a construção de 3 pontes em concreto armado no trecho Barreiras (BA) - Formosa (GO), sobre os rios Buriti, Sanharol e Santa Maria.
Em setembro de 1979, o Ministério dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal firmam convênio para a duplicação do trecho Sobradinho - Planaltina.
Em 11 de março de 1981, com a presença do Ministro dos Transportes, Eliseu Resende, é inaugurado o trecho asfaltado de 503 km entre Fortaleza (CE) e o entroncamento da BR-230, próximo à cidade de Picos (PI).
Em 7 de junho de 1982, no Distrito Federal, é inaugurada a duplicação de um trecho de 15 km entre as cidades satélites de Sobradinho e Planaltina.
Em novembro de 1982, foi concluída a pavimentação da ligação Brasília - São Salvador, com 1.446 km de extensão, abrangendo as rodovias BR-020 e BR-242.
Em novembro de 1982, a Viação Alto Paraíso era a única concessionária da linha Brasília - São Salvador. A empresa já explorava a linha antes mesmo da estrada ser pavimentada, com tempo de viagem de 32 horas. Em dezembro de 1982, logo após a conclusão da pavimentação do último trecho não pavimentado da BR-242, entre Cristópolis e Ibotirama, no interior baiano, a empresa coloca novos ônibus na linha, diminuindo o tempo de viagem para 24 horas.
Em 1984, no entroncamento das rodovias BR-020 e BR-242, é fundado o povoado de Mimoso do Oeste, junto ao Posto de Gasolina Mimoso, inaugurada em 1982. Em 1989 o povoado é elevado à categoria de Vila, sede do Distrito de mesmo nome, transformado em município em 30 de março de 2000, com o nome de Luís Eduardo Magalhães.
Em 1984, no entroncamento das rodovias BR-020 e BR-242, é fundado o povoado de Mimoso do Oeste, junto ao Posto de Gasolina Mimoso, inaugurada em 1982. Em 1989 o povoado é elevado à categoria de Vila, sede do Distrito de mesmo nome, transformado em município em 30 de março de 2000, com o nome de Luís Eduardo Magalhães.
Ceará
Em 9 de fevereiro de 2021, foi entregue ao tráfego o viaduto no entroncamento com a rodovia CE-065 no Anel Viário de Fortaleza.
Em maio de 2021, foram paralisadas as obras de ampliação da capacidade do Anel Viário de Fortaleza, com 32 km de extensão, iniciadas em 2010. Em 14 de outubro de 2021 foi aberta nova licitação para o término das obras.
Bahia
Em 8 de agosto de 2022, o Ministério da Infraestrutura autorizou a realização de estudos para a concessão e duplicação do trecho entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Goiás
Em 1920, foi concluída a construção do trecho Cristalina - Planaltina, a cargo da Companhia Auto Viação do Planalto Ypameri - Planaltina - Formosa para o tráfego de seus automóveis.
Em junho de 2021, foram iniciadas as obras de duplicação do trecho da travessia urbana de Vila Boa de Goiás.
Em 15 de julho de 2020, são iniciadas as obras de duplicação do trecho de 12 km de extensão, entre a divisa do Distrito Federal (Km 0) e o distrito de Bezerra (Km 12) em Formosa, incluindo a implantação de vias marginais e 4 interseções, compostas por 8 viadutos e 4 trincheiras. A obra foi orçada em 64,8 milhões de reais, com previsão de entrega em 18 meses.
Em 2 de agosto de 2021, é concluída a duplicação das travessias urbanas de Simolândia e Alvorada do Norte.
REFERÊNCIAS:
Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1920. p.737
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 28 fevereiro 1937. p.75.
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1938. p.16.
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Outubro 1949. p.57.
Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Julho 1959. p.47.
Aviso. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 novembro 1969. p.16.
Pista dupla para Sobradinho tem concorrência para no dia 30. Correio Braziliense. Brasília. 27 dezembro 1970.
Pista dupla para Sobradinho tem concorrência para no dia 30. Correio Braziliense. Brasília. 27 dezembro 1970.
Governo inicia fase executiva das rodovias do Provale. Jornal do Commercio. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 03 março 1971. p.5.
Ministério do Exército. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 26 maio 1979. Segundo Caderno, p.4.
DER firma convênio para duplicação da rodovia BR-020. Correio Braziliense. Brasília. 26 setembro 1979. p.12.
Asfalto ligará Fortaleza ao Sul. Correio Braziliense. Brasília. 08 março 1981. p.15.
Entregues melhoras na BR-020. Correio Braziliense. Brasília. 08 junho 1982. p.14.
O Nordeste mais próximo de Brasília. Manchete. Rio de Janeiro. 27 novembro 1982. p.133.
Mais conforto para viajar à Bahia. Correio Braziliense. Brasília. 21 novembro 1982. p.30.
Anel Viário de Fortaleza tem novos segmentos liberados ao tráfego de veículos. Ministério da Infraestrutura. 09 fevereiro 2021.
FEGHALE, Marcos. Começa obra de duplicação do trecho da BR-020 que liga Formosa ao distrito Bezerra. 92 Fm. 15 julho 2020.
DNIT avança com obras de adequação e melhoria da travessia urbana de Vila Boa de Goiás, na BR-020/GO. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 14 agosto 2021.
MESQUITA, Carolina. Anel Viário terá nova licitação para obras em outubro; obras devem voltar em 2022. Diário do Nordeste. 24 setembro 2021.
MONTEIRO, Raul. Roma anuncia duplicação de BR-020 entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Política Livre. 09 junho 2022.
Página lançada em 6 de outubro de 2018.
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