segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Nordeste

Viação Nordeste Ltda.
Desde 1965

Institucional
Página oficial em 04/01/2020

1965 -  É fundada em Natal (RN) a Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada, que passa a girar sob a denominação VIAÇÃO NORDESTE LIMITADA, constituída exclusivamente por membros diretos de uma única família - característica que mantêm-se até hoje - , sendo os seus integrantes: SEVERINO TOMAZ DA SILVEIRA - patriarca - (ex- "chauffer" de praça), egresso de findo contrato para o transporte de pessoal civil e militar norte-americanos entre a Capital norteriograndense e a Base Aérea de " Parnamirim Field", durante o desenrolar da 2ª grande guerra, e, posteriormente, motorista de caminhões "mistos" e primeiras jardineiras, no nordeste denominadas de "marinetes"; MARIA ASSUNÇÃO DA SILVEIRA, sua dedicada esposa que, além das tarefas domésticas e o cuidado com a educação dos filhos, também era responsável pela cozinha e alimentação dos poucos e dedicados empregados da futura empresa.

Os filhos HAMILTON TOMAZ DA SILVEIRA e AILTON SILVEIRA - como contorcionistas, tinham que conciliar as tarefas escolares com a prematura responsabilidade de ajudar o pai na administração dos negócios. O objeto social à época era a exploração de uma única linha Interestadual (NATAL - FORTALEZA) e duas outras Intermunicipais - NATAL - MOSSORÓ e sua congênere NATAL - AREIA BRANCA, ambas circunscritas ao Estado do Rio Grande do Norte. A "frota" operante não passava de meia dúzia de ônibus com carrocerias CIFERAL, montadas sob chassis Mercedes-Benz O-312. Àquela época, o eixo rodoviário NATAL - MOSSORÓ - FORTALEZA, palmilhado via BRs-101-226-304 e 116, não contava com mais de 100 (cem) quilômetros de asfalto e, ao longo desse itinerário durante as estações invernosas, inúmeros rios, açudes e córregos rasgavam literalmente o leito carroçável, se fazendo necessário um ou mais transbordos (baldeações), de sorte tal que para se percorrer pouco mais de 500 quilômetros, levava-se quase dois dias, e isso tudo, com a inestimável ajuda do pessoal e das pesadas máquinas do 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (1º BECnst) que, em seus canteiros de obras preparando o solo para receber o cinturão negro do asfalto, ajudavam graciosamente o desatolamento de todo tipo de veículos.

1967 - Fica acrescida ao objetivo social a atividade de "transporte de encomendas rápidas e cargas". A frota progride para 38 ônibus, sendo a sua maioria "monoblocos" da M. Benz. Ampliam-se as linhas e os serviços, passando a empresa a oferecer ônibus leitos e executivos com ar condicionado e serviço de comissária de bordo, além do serviço convencional c/ WC.

1972 - Acrescenta-se ao objeto da sociedade a exploração das linhas Intermunicipais NATAL - ASSÚ; NATAL - LAJES; NATAL - SANTANA DO MATOS e NATAL - CARAÚBAS, todas jurisdicionadas ao DER/RN., além da incorporação à frota de mais 06 (seis) ônibus.

1973 - Inclusão da linha Interestadual Natal (RN) - João Pessoa (PB).

Divulgação

1975 - Com a maioridade civil do filho "caçula varão" - AILSON SILVEIRA, passa este a integrar a sociedade. Formal início da exploração do transporte turístico de superfície.

1984 - Passa a operar a linha Interestadual J. PESSOA (PB) - FORTALEZA (CE) e seus serviços complementares, bem como as linhas Intermunicipais (SUTERN): MOSSORÓ - ASSÚ; MOSSORÓ - ANGICOS e NATAL - APODI.

1985 - Operação da linha Intermunicipal (SUTERN) NATAL - JUCURUTU. Renovação e aumento vegetativo da frota.

1986 - A empresa explora 13 (treze) linhas e serviços Interestaduais entre 03 (três) Unidades Federadas e 16 (dezesseis) Intermunicipais. Implantação do serviço limitado privado de rádio comunicação bilateral (SSB), com rede de repetidoras próprias e estações fixas e móveis. Início do processo de informatização com a venda "online" de passagens interagências. Efetivo início das operações da TRANSNETUR - Intermodal de Turismo Ltda., subsidiária direta com personalidade jurídica própria, voltada para as atividades inerentes ao setor de turismo, excursões terrestres e aéreas multimodais, nacionais e internacionais, também com sede na capital norte-rio-grandense.

1988 - Inclusão das linhas Intermunicipais (SUTERN) NATAL - VILAS RURAIS e MOSSORÓ - TRIUNFO. Aumento da frota com a inclusão de ônibus de "deck" elevados, montados sob plataformas Volvo e/ou Scania. Contínuo, paciente e laborioso processo de informatização.

1989 - Operação da linha Interestadual NATAL (RN) - CANINDÉ (CE). Ênfase na estrutura, desenvolvimento e operacionalização do Transporte de Cargas. A Sociedade já opera um total de 34 (trinta e quatro) linhas e serviços, sendo 14 (catorze) Interestaduais e 20 (vinte) Intermunicipais.

1992 - São elevados à categoria de "filiais" onze anteriores pontos de vendas de passagens localizados nas três Unidades Federadas de atuação da Transportadora (RN,CE e PB), além de incorporado ao patrimônio imobilizado as garagens e oficinas de Fortaleza (CE), Mossoró (RN), João Pessoa (PB) e Campina Grande(PB).

1993 - Início de exploração da linha Interestadual NATAL (RN) - GUARABIRA (PB). Entre "As 100 Maiores e as Melhores" elegidas por desempenho de análise de balanço pela publicação especializada de nível nacional - revista "Transporte Moderno" - , a Viação Nordeste Ltda. sempre se situou numa posição intermediária no rank/universo das demais Transportadoras congêneres.

1995 - 60% (sessenta por cento) da frota operante se constitui de ônibus "high" ou "double deck", dotados de ar condicionado, música ambiente, poltronas reclináveis, aparelhos de TV para a reprodução de filmes em vídeo K-7 (VCR). O processo de informatização avança a passos largos.

1996 - 1999 - O número de veículos de características supra representa 80% (oitenta por cento). A frota da empresa, incluindo-se veículos de carga e auxiliares já chega a quase duas centenas. De toda a frota operante, a idade média não vai além de 4,5 anos.

Definitivamente, no início desse milênio, entramos sem retorno para a era da informatização global, adotando um processo híbrido de compartilhamento de tarefas e serviços em parcerias ou mesmo terceirizados. Factualmente, para empresas de capital privado, genuinamente nacionais onde inexiste quaisquer outros aportes senão os seus próprios meios, não se pode vislumbrar outras alternativas. De resto, a criatividade do nosso povo e do nosso empresariado tem demonstrado ao longo da nossa vida econômica a exata medida para situações antagônicas que às vezes nos são impostas. E, não pode haver outra regra, de forma e/ou de fundo: Trabalho, muito trabalho, esforço, dedicação e uma permanente e constante preocupação na evolução das gerações do porvir, eis que em última instância, haverão de conduzir, com humildade, equidade e sabedoria - frutos de experiências passadas - os destinos do mundo.

Em 2008, todos os componentes da VIAÇÃO NORDESTE, prantearam o falecimento do sócio fundador e patriarca SEVERINO TOMAZ DA SILVEIRA, falecido em 22 de junho de 2008, ainda vigoroso e ágil, aos 86 anos de idade. Registra-se aqui o pesar da sua ausência e a nossa saudosa homenagem !

Linha Fortaleza (CE) - João Pessoa (PB) em 07/01/2012


Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1965, na cidade de Natal (RN).


Linha Natal - Campina Grande


Linhas interestaduais em janeiro de 2020

João Pessoa (PB) - Fortaleza (CE)
João Pessoa (PB) - Mossoró (RN)
João Pessoa (PB) - Tangará (RN)
Fortaleza (CE) - Mossoró (RN)
Natal (RN) - Campina Grande (PB)
Natal (RN) - Campina Grande (PB) via BR-101/230
Natal (RN) - Canindé (CE)
Natal (RN) - Fortaleza (CE) via Mossoró (RN)
Natal (RN) - Guarabira (PB)
Natal (RN) - João Pessoa (PB)

Em 12 de junho de 2023, a ANTT decide aplicar a pena de cassação dos mercados autorizados de sua Licença Operacional (LOP) nº 118.


Divulgação


Sede: Natal, RN

CNPJ: 08.324.808/0001-36



REFERÊNCIAS:

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.