sábado, 20 de março de 2021

BR-050

Trecho Uberaba - Brasília

Em 1941, a Prefeitura de Araguari conclui a construção de uma rodovia entre a sede do Município e a ponte ferroviária Engenheiro Bethout, na divisa Minas Gerais - Goiaz, integrante da atual rodovia MG-414.

Em outubro de 1943, é entregue ao tráfego a estrada Catalão (GO) – Paracatu (MG), por iniciativa das prefeituras de Araguari e Catalão. O trecho até a divisa com Minas Gerais contava com 132 km de extensão. 

Em maio de 1948, é lançada a construção da Rodovia Uberlândia - Uberaba, no trecho entre Uberlândia e a estação de Almeida Campos, ligando Uberlândia à Rodovia Uberaba - Belo Horizonte.

Em abril de 1960, o presidente da república determina ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) que inicie imediatamente as obras de construção da nova rodovia Uberaba - Uberlândia, integrante da ligação São Paulo - Brasília. O trecho, com 110 quilômetros,  é inaugurado em 1965, no dia 31 de julho, com a presença do presidente da república, encurtando em 50 quilômetros a distância entre as duas cidades.

No dia 6 de novembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente república, é inaugurada a implantação do trecho Catalão - Uberlândia, com 102 Km de extensão, sem nenhum trecho pavimentado.

Em 1968, no dia 19 de março, com a presença do presidente da república, é inaugurado o trecho Uberlândia - Araguari, com 30 quilômetros de extensão totalmente pavimentado. No mesmo dia é lançada a obra de pavimentação do trecho seguinte, entre Araguari e a divisa de Minas Gerais com Goiás.

O trecho entre Cristalina (GO) e a divisa com Minas Gerais foi pavimentado entre 1972 e 1974.

Em outubro de 2021, na divisa de Goiás com Minas Gerais,  no município de Cumari (GO), com a entrega da duplicação entre os quilômetros 309 e 314,  incluindo duas pontes e um viaduto,  foi finalizada a duplicação da BR-050 entre Uberlândia e Cristalina.

Em 12 de abril de 2023, a concessionária Eco050 retoma as obras de duplicação do trecho de 3,7 Km de extensão no perímetro urbano de Cristalina, entre os quilômetros 95 e 102, incluindo a implantação de 6,2 quilômetros de vias marginais. A obra fazia parte do projeto de duplicação dos 218,5 quilômetros da BR-050 em Goiás, que contava com 94% executado.

Obras de duplicação em Cristalina
Divulgação ANTT


Em 6 de setembro de 2023, a concessionária Eco 050 inicia as obras de duplicação do trecho de 11, 5 Km no perímetro urbano de Catalão, completando a duplicação entre Cristalina e o Porto de Santos. 


Divulgação ANTT


REFERÊNCIAS:

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Maio 1948. p.104.

Minas Gerais. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 22 fevereiro 1958. p.4.

Uberlândia e Uberaba: Estrada. Jornal do Brasil. 1960, abril, 15. Primeiro caderno, página 7. 

Castelo inaugura BR-050 como amostra de desenvolvimento. Jornal do Brasil. 1965, agosto, 1. Primeiro Caderno, página 11.

Costa e Silva irá a Minas abrir estrada. Jornal do Brasil. 1968, março, 8. Primeiro caderno, página 18.

Inaugurada mais uma rodovia. Jornal do Brasil. 1968, março, 20. Caderno de Automóveis, página 4.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Obras de duplicação da BR-050 são retomadas. Agência Nacional de Transportes Terrestres. 12 abril 2023.

Obras de duplicação da BR-050, em Catalão, serão iniciadas.  Agência Nacional de Transportes Terrestres.  06 setembro 2023.