Extensão: 4.998,6 Km
Trecho: Fortaleza (CE) - Jaguarão (RS)
Em 1928, a Comissão de Estradas de Rodagens Federais elabora um plano rodoviário nacional, onde é lançada a ideia de duas grandes rodovias longitudinais, uma pelo litoral e outra pelo interior.
Em 1931, foi iniciada a construção da Rodovia Transnordestina, ligando São Salvador da Bahia a Fortaleza, passando pelas seguintes localidades: Feira de Santana, Serrinha, Cumbe e Canudos, na Bahia, Salgueiro em Pernambuco, Macapá, Milagres, Alagoinhas, Icó, Jaguaribe-Mirim e Russas no Ceará, além de cortar as rodovias Central de Pernambuco, em Salgueiro, Central do Rio Grande do Norte, Central do Piauhy, Central do Ceará e Rodovia Fortaleza - Teresina.
Em 1936, foi iniciada a construção da Rodovia Rio-Bahia, aproveitando alguns trechos de estradas existentes. Em setembro de 1938, foi lançada a construção da estrada de rodagem Curitiba - Caxias do Sul, inicialmente pelo trecho Caxias do Sul - Vacaria, integrante do projeto da estrada tronco Rio de Janeiro - Porto Alegre.
Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas as rodovias Getúlio Vargas (Belém-Jaguarão) e Transnordestina (Fortaleza-São Salvador) que cobriam o traçado da atual Rodovia BR-116.
Para análise, a rodovia BR-116 foi dividida em dois trechos:
Trecho Norte
Feira de Santana - Fortaleza (Transnordestina)
Trecho Sul
REFERÊNCIAS:
Obras Públicas. Pontes. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 outubro 1934. p.186.
Obras Públicas. Pontes. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Maio 1945. p.99.
PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.
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