segunda-feira, 15 de março de 2021

BR-116

Trecho São Paulo - Curitiba

Em 1728, início da construção da Estrada das Tropas, ou Caminho dos Tropeiros, para o comércio de gado, suínos e muares, entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, visando principalmente abastecer o mercado das Minas Gerais. No mesmo ano é aberto o trecho entre Araranguá e Curitiba. No ano seguinte alcança Curitibanos. Finalmente, em 1730 alcança o destino final no Rio Grande do Sul. Partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Correia Pinto, Curitibanos, Santa Cecília, Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, alcançando Sorocaba.

Em 1733, passa pelo estado de São Paulo, a primeira tropa de mulas proveniente do Rio Grande do Sul, com destino às Minas Gerais. A partir desta data o movimento tornou-se incessante, até o surgimento da ferrovia, que diminui o uso de muares para o transporte de carga.

Em agosto de 1936, foi concluída a construção da rodovia Apiaí (SP) - Iporanga (SP), atual SP-165, variante da rodovia São Paulo - Curitiba.

Em setembro de 1938, foi iniciada a construção da estrada de rodagem Curitiba - Caxias do Sul, inicialmente pelo trecho Caxias do Sul - Vacaria, integrante do projeto da estrada tronco Rio de Janeiro - Porto Alegre.

Em março de 1939, são iniciadas as obras de retificação do traçado do Rio Tietê na cidade de São Paulo, cujos estudos foram lançados em 1892. A construção da nova ponte na altura da Avenida Tiradentes marca o início das obras de retificação nesse trecho.

No dia 18 de junho de 1939, é inaugurado o serviço de ônibus interestadual Volvo Expresso entre Curitiba e São Paulo. Em setembro de 1939, a empresa Expresso São Paulo – Curitiba apresenta seu novo ônibus de marca Bussing, com capacidade para 24 passageiros e poltronas reclináveis até a posição leito, para operação na mesma linha.

Em janeiro de 1958, é lançada a construção da nova rodovia São Paulo - Curitiba, a Régis Bittencourt.

No do 15 de março de 1960, a Viação Nossa Senhora da Penha inaugura a linha de ônibus Rio de Janeiro – Curitiba.

No dia 22 de novembro de 1960, a empresa Transportes Rodoviários e Turismo Centauro inicia suas operações na linha Rio de Janeiro – Porto Alegre, via Curitiba. Até então a viagem entre o Rio e a capital gaúcha era feita em 36 horas. Com a inauguração, em fevereiro de 1961, do trecho São Paulo – Curitiba da BR-2, o tempo de viagem foi reduzido em 6 horas.

No dia 24 de janeiro de 1961, é inaugurada a Rodovia Régis Bittencourt, integrante da BR-2, compreendendo o trecho entre as cidades de Taboão da Serra (SP) e Quatro Barras (PR).

Automóveis e Acessórios, Fevereiro de 1961


Em dezembro de 1970, a Pluma coloca em operação 10 novos ônibus Nielson Diplomata na linha São Paulo – Porto Alegre.

Em 1974, é entregue a duplicação de um trecho de 50 km entre São Paulo e Curitiba. A maior parte da Rodovia foi duplicada na década de 1990, faltando apenas um trecho, inaugurado em 19 de dezembro de 2017.


Transporte Moderno, abril 1986


Em 1996, início das obras de construção do Contorno Sul de Curitiba, com 14,5 km de extensão, interligando as Rodovias BR-116 e BR-277. O Contorno Sul foi inaugurado em 9 de julho de 2002.


Trevo do Atuba, interseção com a BR-476, em 26 novembro 1996
Foto Cesar Brustolin/SMCS Prefeitura de Curitiba


Em 14 de fevereiro de 2008, foram assinados os contratos de concessão de 7 trechos de rodovias federais, leiloadas em outubro de 2007, totalizando 2,6 mil quilômetros a serem explorados por um período de 25 anos, que são:

Rodovia, Concessionária

Fernão Dias, OHL
Régis Bitencourt, OHL
BR-101 Norte (RJ), OHL
BR-101/376 Curitiba-Florianópolis, OHL
BR-116 – Curitiba – Divisa RS, OHL
BR-153 (SP), BR-Vias
BR-393 (RJ), Acciona

Em 18 de dezembro de 2017, após 5 anos de obras, é entregue a última etapa da duplicação do trecho mais perigoso da Rodovia Régis Bitencourt, na serra do Cafezal, com 30 km de extensão, entre os municípios de Miracatu e Juquitiba, contando com 4 túneis e 39 viadutos.

Evolução do Tráfego da Rodovia Régis Bitencourt 

Ano         Volume Médio
Diário (VMD) caminhões

1975     8.000   75
1985   23.000 85
2017 127.000 60


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.

Obras Públicas. Pontes. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 28 fevereiro 1939. p.74.

Trechos rodoviários (BR-2 e BR-14) no sul do país serão inaugurados amanhã. Jornal do Brasil. 1961, janeiro, 11. Primeiro caderno, p.11.

Rodovia de Classe Especial. Automóveis e Acessórios. Fevereiro 1961. p.7.

Juscelino inaugura parte da BR-2. Jornal do Brasil. 1961, janeiro, 24. Primeiro caderno, p. 9.

LEVY, Sidney. Rodovia Régis Bitencourt Duplicada 40 anos depois. Montonline. 18 janeiro 2018.