quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BR-060

Extensão: 1.459 Km
Trecho:  Brasília (DF) - Bela Vista (MS) / Fronteira Paraguay (Ruta Nacional 3)

Goiás

Em agosto de 1919, é inaugurada a estrada de rodagem Rio Verde - Jatahy - Santa Rita do Paranahyba (atual Itumbiara), com 360 Km de extensão.

Em abril de 1936, o governo do estado de Goyaz inicia os estudos preliminares para implantação de uma estrada de rodagem entre Goiânia e a região sudoeste do Estado, a única região ainda não ligada diretamente com a nova capital.

Em julho de 1936, a prefeitura de Anápolis conclui a construção da estrada de rodagem Goiânia - Anápolis, com 54 Km de extensão.

Em março de 1945, a municipalidade de Anápolis entrega ao tráfego o primeiro trecho de 180 Km de extensão da Rodovia Anápolis - Santa Luzia (Luziânia) - Planaltina, com 240 Km de extensão, visando ligar Goiânia ao sertão do estado, com conexão para o nordeste pelo Rio São Francisco.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Goiânia - Rio Verde,  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia de ligação, com a designação BR-54, ligando a rodovia Transbrasiliana, em Goiânia, à rodovia São Paulo - Cuiabá, em Rio Verde.

O trecho Goiânia – Jataí foi aberto em meados da década de 1950, sendo concluído em 1960, ainda sem pavimentação. O trecho só foi pavimentado no início da década de 1970, em duas etapas:

BR-060 Goiânia – Abadia de Goiás 1970-1972 13 Km
BR-060 Abadia de Goiás – Jataí 1972-1973 300 Km


Em primeiro de dezembro 1956, o presidente JK autorizou a abertura de concorrência pública para a implantação e pavimentação da rodovia Anápolis - Brasília com 132 Km de extensão, inaugurada totalmente pavimentada em maio de 1957.


Rodovia Anápolis-Brasília em julho de 1958
Revista Brasília
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Em seguida, no dia 17 de novembro de 1960, é inaugurada a pavimentação do trecho Goiânia - Anápolis da antiga BR-14, com 58 Km de extensão. Em 2 de dezembro de 1960, foi inaugurada a implantação do trecho Goiânia - Rio Verde

Em 5 de janeiro de 1961, o presidente JK, em cerimônia na cidade de Rio Verde, inaugura o trecho Goiânia - Jataí com 317 Km de extensão.

Em 6 de dezembro de 1973, com a presença do presidente da república, Médici, é inaugurada a pavimentação do trecho Cuiabá - Rio Verde, com 788 Km de extensão, englobando trechos de duas rodovias federais: 

- Trecho Cuiabá - Jataí, BR-364, com 694 Km
- Trecho Jataí - Rio Verde, BR-060, com 94 Km

Em 7 de setembro de 2023, em cerimônia com a presença do ministro dos transportes, foi inaugurado o Anel Viário de Jataí, com 8,9 Km de extensão interligando as rodovias BR-158 e BR-364.

Anel Viário de Jataí em setembro de 2023
Divulgação DNIT


Mato Grosso do Sul

Em fevereiro de 1939, prosseguia a construção do trecho Aquidauana - Bela Vista, a cargo do 4º Batalhão Rodoviário, antigo 4º Batalhão Rodoviário de Sapadores.

Em agosto de 1939, o Governo Federal anuncia o início da construção da ponte sobre o Rio Apa, ligando a cidade de Bela Vista no Mato Grosso à cidade de Bella Vista Norte no Paraguay.

Em abril de 1942, é inaugurada a implantação do trecho Bela Vista (MS) - Fazenda Jardim, sede do 4º Batalhão Rodoviário, atual Jardim (MS).

Em 1947, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem inicia a  construção da Rodovia Nioaque (MS) - Bela Vista (MS), na fronteira com o Paraguay.

Em 1978, são inauguradas duas linhas de ônibus interestaduais:

Campo Grande (MS) - Brasília (DF) 
Campo Grande (MS) - Goiânia (GO)


REFERÊNCIAS:

Estrada de rodagem de Rio Verde a Jatahy. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 setembro 1919. p.22.

Obras Públicas. O Plano Rodoviário de Goyaz. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1936. p.165.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 28 fevereiro 1939. p.75.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 agosto 1939. p.56.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Março 1945. p.53.

O Programa do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Automóveis e Acessórios. Novembro 1947. p.33.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Santos ligado a Brasília por estrada de rodagem. Brasil Revista. Rio de Janeiro. Junho 1959. p.133.

DNER está fazendo a implantação de Rodoportos nas BRs. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1979. Primeiro caderno. p.7.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.