domingo, 9 de setembro de 2018

BR-158

Extensão: 3.946 Km
Trecho: Redenção (PA) - Santana do Livramento (RS) / Fronteira Uruguay

Pará

Na madrugada do dia 30 de novembro de 2020, uma ponte de madeira entre as localidades de Redenção e Casa de Tábua foi queimada por criminosos. O tráfego não foi interrompido. A ponte recebia um fluxo de cerca de 1.200 carretas, com peso de até 80 toneladas.

Mato Grosso

Em 1944, a expedição pioneira  do programa de interiorização do Governo Federal inicia a abertura do trecho Barra do Garças - Nova Xavantina. A implantação do trecho seguinte até Redenção (PA) só  foi concluída no final da década de 1970.

Em dezembro de 1971, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Mortes, com 250 metros de extensão, na cidade de Xavantina (MT).

Em 31 de maio de 1976, o Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Mato Grosso (DERMAT), realiza a tomada de preços para execução dos serviços de manutenção do trecho Barra do Garças - São Félix, e  construção de uma ponte de madeira sobre o Rio Xavantina.

Em 1979, no dia 5 de setembro, o DERMAT lança a Concorrência Pública para execução dos serviços de conservação do trecho Barra do Garças - Vale dos Sonhos, com 58 km de extensão.

Em 2006, o asfalto chega em Ribeirão Cascalheira.

Ainda em abril de 2009, a partir de Barra do Garças, o trecho pavimentado terminava em Ribeirão Cascalheira. No dia 16 de maio de 2009 é assinada a Licença Ambiental para a pavimentação do trecho de 201 km de extensão entre a divisa do Mato Grosso/Pará até o entroncamento com a Rodovia BR-242 (antiga MT-322). 

Em março de 2018, é homologada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a licitação para a pavimentação do trecho de  94 km de extensão, entre o Posto Luisinho e o Município de Alto da Boa Vista, o primeiro de dois lotes que contornam a reserva indígena Maraiwatsede.

Em 5 de março de 2021, a Justiça Federal proíbe a pavimentação do trecho de 120 Km no interior da Reserva Indígena Marãiwatsédé. A reserva foi homologada em 14/12/1998, com população de 754 índios, obrigando a construção de um contorno de 190 Km. A ordem de serviço para o início das obras de pavimentação do contorno foi assinada em 26 de setembro de 2023. Mas até janeiro de 2024 as obras não foram iniciadas.

Em janeiro de 2024 os ônibus interestaduais levavam 6 horas, com risco de acidentes, para percorrer os 120 Km não pavimentados da rodovia BR-158 no Alto Araguaia. O trecho também costumava ficar bloqueado em razão das chuvas.


Goiás

Diário Carioca, 07/11/1957, p.7


Em 2011, são iniciadas as obras de construção do anel viário de Jataí, com 8,9 Km de extensão, batizado como Rodoanel dos Imigrantes, evitando a passagem de veículos pesados no Centro. As obras foram paralisadas em 2017 e retomadas em junho de 2021.


Ponte sobre o rio Claro no Anel Viário de Jataí, em junho de 2021. Divulgação Ministério da Infraestrutura


Rio Grande do Sul

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Transbrasiliana, ligando Belém do Pará a Santana do Livramento, no extremo sul do país, na fronteira com o Uruguay,  coincidindo com o traçado da atual rodovia BR-158 no trecho entre Passo Fundo (RS) e Santana do Livramento (RS).

Em junho de 1943, o parlamentar uruguaio Becigalupi, em conferência na Câmara dos Deputados, defendeu a conclusão da construção da rodovia  Tacuarembó - Riviera, visando ligá-la à rodovia brasileira, permitindo assim a ligação direta entre Montevidéu e Porto Alegre.

Em abril de 1948, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul inclui no seu plano de obras a implantação do trecho Santa Maria - Cruz Alta, aberto ao tráfego somente em janeiro de 1961, junto com o trecho Cruz Alta - Carazinho da atual rodovia BR-377.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de pavimentação do trecho Júlio de Castilhos - Santa Maria, com 67 Km de extensão.

Em julho de 1981, é assinado o contrato de financiamento para as obras de pavimentação do trecho Panambi (RS) - Palmeira das Missões (RS), com 62 Km de extensão.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 junho 1943. p.170.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Presidente vai inaugurar rodovias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 novembro 1960. p.9.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

Inauguradas importantes rodovias no Sul. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1981. p.15.

Rodovia BR-158 desponta como vetor de expansão da soja. Repórter Brasil. 2009, abril

Licença ambiental é liberada e obras da BR-158 começam definitivamente. Secretaria de Estado de Fazenda. Governo de Mato Grosso. 2009, maio, 18. 


DNIT homologa pavimentação de trecho da BR-158 que compõe reserva Maraiwatsede. Olhar Agro & Negócios. 2018, março, 27.

Ponte na BR-158, principal via de escoamento de grãos no sul do Pará, é queimada. G1 PA. 30 novembro 2011. 

LIMA, Estael. Obras Do Anel Viário De Jataí Deverão Ser Retomadas. Panorama. 11 setembro 2020.

Página lançada em 9 de setembro de 2018.