segunda-feira, 3 de setembro de 2018

BR-174

Extensão: 3.319,9 Km
Trecho: Cáceres (MT) - Pacaraima (RR) / Fronteira Venezuela

Histórico

Amazonas e Roraima

Em novembro 1893 foi anunciado pelo Diário Oficial do Amazonas a abertura de uma estrada entre Manaus e a vila  de Boa Vista do Rio Branco, com 800 quilômetros de extensão. Foi então organizada uma expedição, liderada por Sebastião Diniz e aberta uma trilha entre as duas localidades. A picada ao longo do tempo, em função da falta de manutenção, foi encoberta pela floresta.

Em novembro de 1942, prosseguia a construção da rodovia Boa Vista - Caracaraí, visando facilitar o comércio e o transporte de gado com a Venezuela e a Guiana Francesa.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Manaus - Boa Vista - Pacaraima,  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia longitudinal, com a designação BR-17.

Em 1952, a Comissão de Estradas de Rodagem do Estado do Amazonas inicia a construção da rodovia Manaus - Caracaraí. No ano seguinte é concluída a abertura de trecho de 8 Km de extensão, sendo os 2,5 Km iniciais pavimentados com placas de concreto, seguido de trecho de 3 km em concreto asfáltico e mais 2,5 Km em piso de piçarra e areia pronto para ser pavimentado. A estaca zero da rodovia localizava-se no cruzamentos das ruas Natal e Recife no bairro de Adrianópolis.

Em 1969, é iniciada a construção da rodovia BR-174, no trecho entre Manaus e a fronteira com a Venezuela, a cargo do 6º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército, junto com o trecho Boa Vista - Fronteira da Guiana da rodovia BR-401.

Em 1975, no dia 22 de dezembro, é realizado o encontro entre as duas frentes de serviço da construção da Rodovia Manaus - Caracaraí, possibilitando, ainda em estado precário, a ligação rodoviária entre as duas cidades.

Em 6 de abril de 1977, após 7 anos de obras, é aberto ao tráfego, em caráter experimental, o trecho Manaus - Caracaraí, 
construído pelo 6º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército. 
O trecho, ainda não pavimentado, contava com pontes estreitas de madeira e riscos de ataques sanguinolentos dos índios Waimiri-Atroari. O tráfego só foi liberado para veículos de dois eixos com até 10 toneladas. Na reserva indígena só era permitido o tráfego em durante o dia em comboio, sendo proibida a parada, mesmo com sinais amistosos dos índios, evitando armadilhas. 

Em abril de 1977, o Ministério dos Transportes publica o edital para a seleção de duas empresas de ônibus para explorar a linha Manaus - Boa Vista, com 872 Km de extensão, com 3 travessias de balsa.

Em 1998, foi concluída a pavimentação do trecho Manaus - Pacaraima.

Em 2014 os índios da etnia enawenê-nawê iniciam a cobrança de pedágio para automóveis e caminhões na BR-174 entre Juína e Vilhena. em 2023, dependendo do tipo de veículo, valor chegava a 100 reais (18,67 euros).

Em julho de 2018, é entregue o dispositivo de acesso à Universidade do Estado de Mato Grosso, próximo ao Município de Pontes e Lacerda, entre os km 276 e 277 da BR-174.

Em 16 de maio de 2023, foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras de reconstrução de três trechos da BR-174 em Roraima, totalizando 252 Km de extensão.

Mato Grosso

Em 1942 foi construída a estrada Cáceres a Vila Bela da Santíssima Trindade, passando por Porto Esperidião. Na mesma época foi construída a primeira ponte de madeira sobre o Rio Jauru.  Em meados de 1950, foi desativada a rede de telégrafo, substituída pelo telefone

Em 15 de outubro de 2018, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) liberou R$ 20,1 milhões ao governo do estado de Mato Grosso para a execução do Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI) para as obras de implantação e pavimentação de um trecho de 272 quilômetros da BR-174 no Mato Grosso, entre os municípios de Castanheira e Colniza.

Em 19 julho de 2021, considerando o atraso do governo federal, o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes,  propõe assumir  a pavimentação da Rodovia BR-174.


Ponte sobre o rio Canamã no município de Colniza em 2021
Divulgação DNIT


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 novembro 1942. p.136.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Novo impulso nas realizações rodoviárias do amazonas. A Manhã. Rio de Janeiro. 21 abril 1953. p.7.

Rodovias de Integração Amazônica. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 junho 1969. Amazônia Ocupada, Suplemento, p.31.

Manaus-Caracaraí: fim do isolamento de mais uma área da região amazônica. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. Junho 1977. p.15.

Obra na BR-174, em Mato Grosso, é entregue à população. DNIT Notícias. 2018, julho, 13. 

Estudos definirão pavimentação da BR-174 em Mato Grosso; recursos são liberados. 24 Horas News. 2018, outubro, 16. 

Governo de MT propõe assumir pavimentação da BR 174. Bom Dia MT. 19 julho 2021.

Valor cobrado por indígenas entre Vilhena e Juína tem valores aumentados para 2024. Folha do Sul. 23 dezembro 2023.

História do município de Porto Esperidião. Portal Mato Grosso. 28 março 2024.

Página lançada em 3 de setembro de 2018.