sexta-feira, 14 de setembro de 2018

BR-230

Extensão: 4.260 Km
Trecho: Cabedelo (PB) - Lábrea (AM)

Paraíba

Em março de 1916, prosseguiam as obras de construção da estrada de rodagem Campina Grande - Patos, a cargo da Inspectoria de Obras contra as Seccas.


Correio Paulistano, 29/10/1929


Em 1933, é concluída a construção do trecho Oeiras - Ipiranga do Piauí, com 31 Km de extensão, a cargo do governo do estado do Piauhy. Na mesma época, prosseguia a construção do prolongamento da rodovia Oeiras - Floriano até Tauá no Ceará, passando por Picos, com obras a cargo do governo federal.

Em maio de 1940, o Governo do Estado da Paraíba inicia o serviço de levantamento topográfico para a pavimentação do trecho Cabedelo - Campina Grande com placas de concreto, com prioridade de pavimentação para o trecho João Pessoa - Santa Rita.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Cabedelo (PB) - Carolina (MA), passando por Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Icó, Picos, Floriano e Loreto,  terminando em Carolina na Rodovia Transbrasiliana, atual BR-153.

Em 1944, é finalizada a implantação da Rodovia João Pessoa - Campina Grande, concluindo a construção da Rodovia Central da Parahyba, com 500 Km de extensão. 

Em 1949, é concluída a pavimentação do trecho João Pessoa - Santa Rita. Em 29 de dezembro de 1952, com a presença do governador, é lançada a obra de pavimentação do trecho Santa Rita - Campina Grande.

Em 30 de agosto de 1968, é inaugurada a pavimentação do trecho Campina Grande - Soledade, com 53,6 Km de extensão. Em 12 de outubro de 1968, é concluída a pavimentação do trecho Santa Luzia - São Mamede, com 22,6 Km de extensão. Em 11 de novembro de 1968, é entregue o trecho Soledade - Juazeirinho, com 25 Km de extensão totalmente pavimentado.

Em 1969, é concluída a pavimentação do trecho Cabedelo - Patos, com 313 Km de extensão.

No dia 14 de junho de 1972, com a presença do Ministro dos Transportes, é inaugurado o trecho Pombal -  rodovia BR-166, com 118 km de extensão.

Em 22 de janeiro de 2018, é assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho Campina Grande - Farinha, com 31,7 Km de extensão.

Em 30 de abril de 2021, são liberados ao tráfego dois novos viadutos, localizados nos Km 8,4 e Km 9,5, dentro do projeto de triplicação do trecho Cabedelo - João Pessoa.

Em primeiro de junho de 2022, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assina a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho de 31 Km de extensão entre os municípios de Campina Grande e Pocinhos, localizado entre os Km 152 e 183.

Trecho entre a Fazenda Uruçu e Riacho Verde no município de Gurinhém (PB)


Maranhão

Em 31 de maio de 1945, o Governo Federal aprova o projeto e o orçamento para a construção dos primeiros 20 Km da rodovia Barão de Grajaú - Carolina.

Piauí

Em janeiro de 1914, a Inspectoria de Obras Contra a Secca aprovou o projeto e o orçamento para a construção da estrada de rodagem Floriano-Oeiras, cujas obras deveriam ser iniciadas no momento oportuno.

Em 1936, a Inspectoria das Obras Contra as Seccas lançou o Plano de construção da Rodovia Central do Piauhy, ligando Icó, no Ceará, a Floriano, no Piauí, passando por Iguatu, Campos Sales, Picos e Oeiras.

Em janeiro de 1945, é aprovado o projeto e o orçamento para a construção dos primeiros 60 Km do trecho Campos Sales - Picos da Rodovia Central do Piauhy.


Km 0 da Rodovia Transamazônica em Picos em 1974
Coleção IBGE


Pará

Em 1866, o Governo Imperial abre os rios Amazonas e São Francisco à navegação estrangeira.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho entre Itaituba e a rodovia Cuiabá - Santarém, atual BR-364, foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de ramal, com a designação BR-72.

Em 16 de julho de 1970, é publicado o Decreto-lei nº 1.106 criando o Programa de Integração Nacional visando promover plano de obras e infraestrutura no Norte e Nordeste do país, dando como prioridade a implantação da Rodovia Transamazônica (BR-230).

Em primeiro de setembro de 1970, foram iniciadas as obras de construção da rodovia Transamazônica.


Correio Braziliense, 27/07/1971


Em 27 de setembro de 1972, inauguração do primeiro trecho da rodovia Transamazônica, entre Estreito (MA) e Itaituba (PA), com 1.254 km de extensão.

Em 1974, no dia 30 de janeiro, com a presença do presidente da república foi inaugurado o segundo trecho da rodovia Transamazônica, entre Itaituba (PA) e Humaitá (AM), com 1.070 km de extensão. O prolongamento planejado até Benjamin Constant no rio Amazonas, na fronteira com o Peru, nunca foi construído.

Após a implantação da Rodovia Transamazônica, as cidades de Santarém e Marabá apresentam expressivo crescimento populacional. A população de Marabá passa de 12 mil habitantes, em 1970, para 22 mil em 1974. A cidade de Santarém, a terceira maior cidade da Amazônia, contava com 60 mil habitantes antes da inauguração da rodovia. Na Amazônia, apenas as capitais Manaus e Belém contavam com população acima de 200 mil habitantes.

Em 1979, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) elabora o projeto de construção das pontes sobre os rios Itacaiúnas e Anapu e acessos.

Em 1982, em função da inundação do lago da Hidrelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, foram construídos novos trechos das rodovias BR-230 e BR-422. O povoado de Novo Repartimento foi transferido para o novo cruzamento das rodovias.


Pioneiro, 24/10/1985, p.14


Em fins de 2019, foi entregue a pavimentação de um trecho de 12 km de extensão entre a divisa PA/TO (rio Araguaia) e o Pará.

Em janeiro de 2020 o Ibama expediu a Licença de Instalação nº 1336/2020 referente à pavimentação e implantação de obras de arte no trecho entre a divisa PA/TO e o município de Rurópolis/PA (984 quilômetros).

Em 30 de maio de 2020, é entregue a pavimentação de um trecho de 32 Km entre as cidades de Itupiranga e Novo Repartimento. A obra fazia parte do projeto de pavimentação do trecho de 102 km a partir da divisa com o estado de Tocantins, que passou a contar com 90 Km pavimentados. As obras estavam paralisadas desde 2013.

Em julho de 2020, o presidente da república, Jair Bolsonaro, anuncia em suas redes sociais a construção da ponte sobre o rio Xingu, entre as cidades de Altamira (PA) e Anapu (PA), substituindo o serviço de balsa. A ordem de serviço para o início das obras foi assinado em 17 de junho de 2021.

Em 17 de junho de 2021, em solenidade com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, é inaugurada a pavimentação do trecho Novo Departamento - Itupiranga, com 102 Km de extensão.

Em 31 de outubro de 2022, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Xingu com 750 metros de extensão entre os municípios de Altamira e Anapu.


Em 18 de maio de 2023, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho do perímetro urbano de Rurópolis. Foto Prefeitura de Rurópolis.

Em agosto de 2023, foi iniciada a obra de duplicação do trecho de 40 Km de extensão entre Uruará e Medicilândia, partindo de Uruará.

Obras de pavimentação da BR-230 em Uruará em 27 agosto de 2023
Divulgação


Amazonas

Em setembro de 1917, o governador do Estado do Amazonas tratava com o superintendente do município de Humaitá o plano de abertura de uma estrada de rodagem entre Humaitá e Lábrea que não teve prosseguimento.

Em 1952, a Comissão de Estradas de Rodagem inicia as obras de construção da rodovia Humaitá - Lábrea (BR-63). Em abril de 1953, os serviços de locação, desmatamento e abertura já alcançavam a extensão de 20 Km, sendo 2 Km implantados, abertos ao tráfego.

Em 22 de setembro de 2022, o governo do Amazonas inaugura o Anel Viário de Humaitá com 11,58 km de extensão, interligando a rodovia BR-230 ao porto graneleiro.


Anel Viário de Humaitá em setembro de 2022
Foto Tácio Melo

Trecho junto ao rio Tapajós próximo à Itacimpasa
Foto Google Street View em agosto de 2022


REFERÊNCIAS:

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 maio 1916. p.10.

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 outubro 1917. p.11.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro.31 maio 1933. p.231.

Plano geral de açudagem e irrigação no Nordeste brazileiro. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1936. p.153. 

Obras Públicas. Estrada de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Julho 1945. p.7.

Atos oficiais. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Julho 1945. p.7.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Novo impulso nas realizações rodoviárias do amazonas. A Manhã. Rio de Janeiro. 21 abril 1953. p.7.

Médici visita-nos para inauguração na Transamazônica. Jornal do Comércio (AM). 24 janeiro 1974. p.1.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Rodovia Transamazônica (BR-230) tem trecho inaugurado, no Pará. Estradas. 19 dezembro 2019.

ALERIGI, Alberto. Reuters. Governo mantém pavimentação da Transamazônica de olho em integração logística. 30 maio 2020.

Pavimentação da Rodovia João Pessoa - Campina Grande. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1952. p.8.

Pavimentação da Rodovia João Pessoa - Campina Grande. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 16 novembro 1954. p.4.

Ministro assina ordem de serviços para início da duplicação da BR 230. Paraíba Online. 02 junho 2022.

Incentivando produção agrícola, Governo do Amazonas inaugura Anel Viário de Humaitá. Informe Manaus. 22 setembro 2022.

Duplicação da BR 230 de Campina deve ficar pronta em 2026, aponta DNIT. Paraíba Online. 23 junho 2023.

Trecho da Transamazônica começa a ser asfaltado em Uruará. Dol. 27 agosto 2023.

Página lançada em 14 de setembro de 2018.