sábado, 8 de setembro de 2018

BR-242

Extensão: 2.296 Km
Trecho: São Roque do Paraguaçu (BA) - Sorriso (MT)

Histórico

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia São Salvador (BA) - Porto Nacional (TO), coincidindo com o traçado da atual rodovia BR-242 no trecho entre Itaberaba (BA) e Taguatinga (TO).

Em agosto de 1945, o governo do estado de Goiás conclui a construção da rodovia Dianópolis - Barreiras, conectando o sertão goiano à bacia do São Francisco. Planejava-se o prolongar a estrada até Natividade.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Porto Nacional - Ilha do Bananal,  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia transversal, com a designação BR-28.

Em 1947, prosseguia a construção do trecho Itaberaba - Lençóis, cujas obras estavam paralisadas há alguns anos.

Em 1970, é inaugurada a pavimentação do trecho Itaberaba (BA) - Ibotirama (BA).

Em novembro de 1982, é concluída a pavimentação da ligação Brasília - São Salvador, com 1.446 Km de extensão, formada pelas rodovias BR-020 e BR-242.




Estudo de Implantação do trecho da Ilha do Bananal, entre Formoso do Araguaia (TO) e São Félix do Araguaia (MT), em 2013


Em 28 de julho de 2017, é inaugurada a pavimentação do trecho Luís Eduardo Magalhães - Divisa Tocantins/Bahia, com 49 Km de extensão.

Em julho de 2021, prosseguiam as obras de pavimentação do trecho entre os Km 0 e Km 11,4, entre a divisa Tocantins/Bahia e Taguatinga (TO).

Em 20 de maio de 2023, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, cumpriu agenda em Brasília em reunião no Ministério dos Transportes, para tratar sobre a duplicação do trecho Barreiras - Luís Eduardo Magalhães da BR-242 . Em agosto de 2023, foi anunciado pela imprensa que a duplicação do trecho estava incluído no novo programa de obras do governo federal.

Em primeiro de julho de 2023, em São Paulo, o governador Laurez Moreira solicitou prioridade na conclusão das obras do trecho da BR-242 que corta o Tocantins. “Gostaria que vocês dessem muita atenção para essa rodovia, que sai da Bahia em direção ao Tocantins, no sentido do estado do Mato Grosso, ligando ainda Rondônia, Acre e o Peru. É uma rodovia que está com empecilho somente na Ilha do Bananal, que separa o Tocantins do Mato Grosso”. O trecho projetado na Ilha do Bananal tinha apenas 90 Km de extensão.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Setembro 1944. p.54.

O problema das estradas de rodagem no Brasil. A Cruz. 10 agosto 1947. p.3.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

O Nordeste mais próximo de Brasília. Manchete. Rio de Janeiro. 27 novembro 1982. p.133.

Acordo que altera traçado da BR 242 em MT. Vida Nova FM TV Nova Web. 10 setembro 2020.

Em São Paulo, Laurez Moreira solicita prioridade na conclusão das obras do trecho da BR-242 que corta o Tocantins. Portal do Amaral. 01 julho 2023.

Página lançada em 8 de setembro de 2018.