terça-feira, 4 de setembro de 2018

BR-262

Extensão: 2.213 Km
Trecho: Vitória (ES) - Corumbá (MS) / Fronteira Bolívia

Minas Gerais

Em agosto de 1915, é inaugurada uma linha de automóvel entre Sacramento e Araxá, com passagem a 25 mil réis com direito a uma pequena bagagem.

Em 1919, é inaugurada a estrada de rodagem Uberaba - Araxá, não pavimentada. Em dezembro de 1932, é inaugurada uma linha de ônibus entre Uberaba e Araxá.

Em 1940, é concluída a implantação da estrada de rodagem Belo Horizonte - Araxá, com 600 Km de extensão, ainda não pavimentados, completando a ligação Belo Horizonte - Uberaba. A viagem entre Belo Horizonte e Uberaba passa a ser feita em 10 horas, contra 27 horas em ferrovia.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas as rodovias Vitória (ES) - Uberaba (MG) e São José do Rio Preto (SP) - Corumbá (MS), que cobriam o atual traçado da Rodovia BR-262.

Em maio de 1942, é concluída a construção da Rodovia Ponte Nova - Carangola, via Grota Jequeri, facilitando a ligação zona da mata mineira com Belo Horizonte e Ponte Nova, ponto terminal da Estrada de Ferro Central do Brasil.

No dia 20 de fevereiro de 1968, é inaugurada a pavimentação do trecho  Realeza – Rio Casca, no leste mineiro, com 69 quilômetros de extensão.

Em primeiro de junho de 1968, em cerimônia realizada no entroncamento da BR-262 com a Via Fernão Dias, em Betim (MG), é lançada a obra de pavimentação do trecho Belo Horizonte - Uberaba, com 442 quilômetros de extensão.

No dia 15 de novembro de 1969, são inaugurados os trechos Vitória (ES) – Realeza (MG) e Betim (MG) – Uberaba (MG), concluindo a pavimentação do trecho Vitória - Uberaba, com 980 Km de extensão.

Em junho de 1976, é inaugurada a pavimentação do trecho João Monlevade (MG) - Rio Casca (MG), com 83,5 Km de extensão em região montanhosa.

Em 2 de julho de 2021, o governo federal anuncia que não será exigida a duplicação do trecho Manhuaçu - Monlevade da futura concessionária das rodovias BR-262 e BR-381.

Em primeiro de setembro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova a publicação do edital de concessão, por um período de 30 anos, do trecho Belo Horizonte (MG) - Viana (ES) composto pelas rodovias BR-381 e BR-262, com 686,10 Km de extensão, sendo 402 Km a duplicar.

Em julho de 2023, o projeto de duplicação do trecho Uberlândia - Betim passou a integrar a relação das obras prioritárias a serem executadas em Minas Gerais com recursos do governo federal.

BR-262 em Uberaba em 2023
Foto Divulgação


Em 14 de setembro de 2023,  a ANTT aprova concessão do trecho entre Betim e Uberaba da BR-262.

Em janeiro de 2024, a concessão da empresa Triunfo, feita em 2014, chegou ao fim com apenas o trecho de Betim a Nova Serrana foi duplicado. A nova concessão, que estava sendo estudada, previa a duplicação de apenas 44,3 Km e 127 Km de terceira faixa.

São Paulo

Em outubro de 1943, são iniciadas as obras de abertura do trecho São José do Rio Preto - Pereira Barreto, na região do rio São José dos Dourados. 

Espírito Santo

Em 14 de fevereiro de 1969, é aberta Concorrência para os serviços de terraplenagem e pavimentação do trecho entre os Km 30,4 e 40,2, entre Vitória e a divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.

No dia 15 de novembro de 1969, são inaugurados os trechos Vitória (ES) – Realeza (MG) e Betim (MG) – Uberaba (MG), completando a pavimentação, em concreto asfáltico, entre Vitória (ES) e Uberaba (MG).


BR-262. A grande transversal do Progresso - 1971


Em 10 de outubro de 2017, é assinada a ordem de serviço, no valor de 80 milhões de reais, para o início das obras duplicação e restauração dos primeiros 7,28 quilômetros da rodovia BR-262, no trecho entre os Km 49,38 e Km 56,66, em Marechal Floriano (ES).

Em 30 de março de 2023, o Governo Federal publicou o edital para contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto básico de engenharia de duplicação do trecho entre o Km 15,9 em Viana e o Km 196,5, na divisa com Minas Gerais.

Mato Grosso do Sul

Em 1959,  são pavimentados os trechos Corumbá – Ladário, e Campo Grande - Terenos, em Mato Grosso, na ligação Campo Grande - Corumbá.

Em 1974, no dia 19 de fevereiro, com a presença do Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, é inaugurado o trecho Campo Grande - Aquidauana, totalmente pavimentado, com 133 quilômetros de extensão.

Em 2009, são iniciados os estudos para implantação do contorno rodoviário de Três Lagoas.

Em 6 de outubro de 2016, em Três Lagoas (MS), é inaugurada a ponte rodoviária sobre o Rio Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, substituindo a travessia sobre a barragem das usinas hidrelétricas de Jupiá e Engenheiro Souza Dias.

Em 8 de junho de 2022, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Contorno Rodoviário de Três Lagoas em pista dupla, com 26,46 Km de extensão e oito viadutos.


REFERÊNCIAS:

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. p.7.

Estrada de Automóveis. Brazil Ferro-Carril. 01 setembro 1919. p.538.

Estrada de Rodagens. Brazil Ferro-Carril. 30 novembro 1932. p.230.

A expansão rodoviária nacional. O Campo. Dezembro 1941. p.15.

Estrada de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1942. p.170.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Israel inaugura rodovia. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1968. p.15

Governo abre frentes de pavimentação na BR-262. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 junho 1968. p.16.

Concorrência. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1969. Segunda seção, p.6.

BR-262 dinamizará economia de Minas e Espírito Santo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 novembro 1969. p.17.

Cuiabá - C. Grande liga os dois polos econômicos de Mato Grosso. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 fevereiro 1974. p.7.

Inaugurado mais um trecho da Rodovia do Aço: BR-262. Jornal dos Transportes. Junho 1976. p.5.

ANTT: Edital de concessão da BR-381/262/MG/ES é aprovado. Monitor do Mercado. 01 setembro 2021.

OLIVEIRA, Fabiana. Duplicação da BR-262 no ES: Edital para contratar empresa que vai elaborar projeto da obra é publicado. G1 ES. 30 março 2023.

DNIT inicia elaboração dos projetos para adequação de capacidade da BR-262/ES. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 13 junho 2023.

Página lançada em 4 de setembro de 2018.