quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BR-277

Extensão: 732,2 Km
Trecho: Foz do Iguaçu (PR) - Paranaguá (PR)

Histórico

Em 1625 é aberto, com mão de obra indígena, o caminho de Itupava, entre Curityba e o litoral com 55 Km de extensão. O trecho era considerado perigoso em função dos despenhadeiros, trechos estreitos e subidas escorregadias. A viagem até o litoral durava dois dias. Em 1772 o caminho foi melhorado, permitindo a passagem de mulas. 

Em 1868, foi concluída a construção da Estrada da Graciosa, ligando Curitiba a Antonina, atual Rodovia PR-410, apta para o tráfego de carruagens.

Em maio de 1918, prosseguia a construção da rodovia Antonina - Foz do Iguaçu.

Auto-Propulsão, Rio de Janeiro, 01/06/1918


Em agosto de 1919, é concluída a construção do trecho Guarapuava - Catanduvas, com 232 Km de extensão. O trecho Guarapuava - Foz do Iguaçu foi inaugurado em 4 de fevereiro de 1920.

Em julho de 1927, o governador do estado do Paraná, Munhoz da Rocha, anuncia o projeto de construção da estrada de rodagem entre Morretes e Paranaguá, na Praia do Sul.

Em dezembro de 1937, o Governo do Paraguay contrata uma firma norte-americana para a construção de uma rodovia de 404 Km de extensão entre Asunción e Foz do Iguaçu, no Brasil, se conectando com a futura rodovia Foz do Iguaçu - Paranaguá, abrindo um caminho terrestre para o atlântico.

Em junho de 1939, prosseguia a construção do trecho Cascavel - Laranjeiras do Sul.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Foz do Iguaçu (PR) - Paranaguá (PR), que cobria o atual traçado da Rodovia BR-277.

No início de 1942, são iniciadas as obras de construção da Rodovia Ponta Grossa - Foz do Iguaçu, aproveitando o traçado de algumas estradas existentes.

Em fevereiro de 1944, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurado o trecho de 25 Km de extensão entre Ponta Grossa e a ponte nova de concreto  sobre o rio Itabagi, com 128 metros de extensão. Na época já havia uma linha de ônibus entre Ponta Grossa e Guarapuava. 

Em março de 1944, o batalhão do Exército prosseguia na construção do trecho Imbituva - Prudentópolis, aproveitando a estrada antiga. 


A História da Estrada da Graciosa - Memória nº17 - 10/2017 - Editado


Em 1953, é iniciada a construção da Autoestrada Curitiba - Paranaguá, substituindo a Estrada da Graciosa.


Vídeo Institucional - Princesa dos Campos


Em fevereiro de 1964, a nova rodovia Curitiba – Paranaguá contava com 4 quilômetros de pista pavimentada no planalto e 17 quilômetros na baixada.

No dia 27 de março de 1965, foi inaugurada a Ponte da Amizade, sobre o rio Paraná,  ligando Foz do Iguaçu ao Paraguay.

Em 1968, no dia 6 de abril, é concluída a construção do trecho Curitiba (Cajuru) - Paranaguá, com 86,5 Km de extensão totalmente pavimentado.

No dia 27 de março de 1969, inauguração da rodovia BR-277, totalmente asfaltada, no trecho entre porto de Paranaguá e a cidade de Foz do Iguaçu. Na mesma ocasião é inaugurada a estrada Foz do Iguaçu - Hotel das Cataratas, atual rodovia BR-469, com 30 Km de extensão totalmente asfaltada. 

Em novembro de 1970, a Empresa Sulamericana de Transportes em Ônibus Ltda.  com sede em Curitiba, adquire 10 novos ônibus, sendo 6 Mercedes Benz e 4 Scania Vabis, todos com carroceria Nielson Diplomata. A empresa fundada em 1939,  mantinha linhas de Curitiba para Campo Largo, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Praias, Cascavel,  além das linhas São Paulo – Asunción, Paranaguá – Guaratuba, Paranaguá – Antonina, São Paulo - Foz do Iguaçu, Paranaguá – Serra Negra, e Cataratas – Asunción. A empresa iniciou suas operações com dois Coachs nas linhas Curitiba – Campo Largo e Curitiba – Praias.

Em 1974, conclusão da duplicação da rodovia BR-277 entre Paranaguá e Campo Largo, passando por Curitiba.


Curitiba - Ponta Grossa anos 70


Em 1983, é inaugurada a duplicação do trecho Campo Largo - São Luiz do Purunã, com 26,2 Km de extensão.

Em novembro de 2016, a concessionária Ecocataratas-Ecorodovias inicia as obras de duplicação do trecho de 2,1 Km de extensão no perímetro urbano de Guarapuava.

Em 2018, no dia 31 de julho, é lançada a construção de um viaduto na entrada da cidade de Paranaguá, no cruzamento da Avenida Ayrton Senna da Silva. A obra foi financiada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APA).

Em março de 2021, são iniciadas as obras de construção do contorno rodoviário de Foz do Iguaçu, batizado de Perimetral Leste, com 14,7 Km de extensão, ligando a rodovia BR-277 à Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. 

Obras de construção da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu
Foto divulgação DER-PR


Em 14 de abril de 2021, o governador do estado do Paraná, participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de duplicação do trecho de 3,6 Km de extensão, entre os Km 345 e Km 349, no perímetro urbano de Guarapuava.

Em 2 de agosto de 2021, são iniciadas as obras de duplicação do trecho de 5,81 Km em Cascavel, do Km 574,4 ao Km 580,2, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ferroeste.

Em 17 de agosto de 2022, foi concluída a instalação da última aduela da Ponte de Integração entre as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Presidente  Franco no Paraguay. Em 6 de dezembro de 2022, foi realizado com sucesso o teste de carga dinâmica com seis caminhões betoneira carregados de brita e areia totalizando 162 toneladas, que percorreram a ponte em velocidades variadas.

O tráfego de caminhões na antiga Ponte da Amizade foi proibido. 


BR-277
Foto DER-PR

Em julho de 2023 foram concluídas as obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava no trecho entre os Km 345 e 349. Foto Prefeitura de Guarapuava

Em 22 de dezembro de 2023 foi liberado ao tráfego em Cascavel o trecho de 5,8 Km de extensão entre  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ferroeste.


REFERÊNCIAS:

A estrada de rodagem de Iguassu a Antonina. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 junho 2021. p.19.

Estrada de rodagem no Paraná. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 setembro 1919. p.21.

Um estrada de rodagem entre Morretes e Paranaguá. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 julho 1927. p.10.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 novembro 1937. p.240.

A Estrada Ponta Grossa - Foz do Iguaçu. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Março 1944.p.41.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Inaugurada duplicação Campo Largo - São Luis do Purunan (PR). Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Outubro 1983. p.2.

A construção do viaduto na entrada de Paranaguá é uma obra que está sendo financiada. TVCI. 2018, agosto, 31. 

Governador participa do lançamento da pedra fundamental. Agência de Notícias do Paraná. 13 abril 2021.

Áreas do Município podem ser doadas para a construção da Perimetral Leste. Portal da Cidade. Foz do Iguaçu. 30 junho 2021.

Duplicação da BR-277 em Cascavel começa na próxima terça-feira. Bem Paraná. 16 julho 2021.

Brasileiros e paraguaios celebram união dos dois lados da Ponte da Integração. GDia. 18 agosto 2022.

Duplicação da 277 está concluida em Guarapuava. Rádio Band News. 08 julho 2023.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.