sexta-feira, 21 de setembro de 2018

BR-365

Extensão: 950,3 Km
Trecho: Montes Claros (MG) - São Simão (GO)

Histórico

Em 27 de outubro de 1910, através do Decreto Federal nº 8.321, a Companhia Mineira Auto-Viação Intermunicipal, com sede em Uberabinha (atual Uberlândia), recebe a concessão para a construção de uma estrada de rodagem de 193 Km de extensão ligando as sedes dos municípios de Villa Platina (atual Ituiutaba), Monte Alegre e Abbadia de Bom Sucesso à cidade de Uberabinha, ponto da estação da Estrada de Ferro Mogyana, efetuando o transporte de cargas e passageiros através de omnibus e caminhões. A estrada foi aberta ao tráfego em 1913. Em 1915 a Companhia trabalhava na construção do trecho até a Ponte Affonso Penna, sobre o rio Paranaíba, na divisa com o estado de Goyaz, sendo macadamizada nos trechos argilosos e em rampas. Planeja-se prolongar a rodovia até Rio Verde e Morrinhos em Goyaz.

No dia 20 de novembro de 1958, a empresa de ônibus Princesa do Nordeste inaugura a linha Brasília – Recife, via Patos, Pirapora, Montes Claros e Vitória da Conquista.

Em maio de 1959, o presidente da república inaugura o trecho Uberlândia - BR-153, passando por Monte Alegre de Minas.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de pavimentação do trecho Ituiutaba - Canal São Simão, com 95 Km de extensão.

Em 15 de maio de 1972, é assinado o contrato para construção do trecho Montes Claros – Uberlândia, com 628 Km de extensão.

No dia 4 de novembro de 2020, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza o início da cobrança de pedágio nas praças P1 e P2 do trecho concedido da BR-364/365/GO/MG, explorado pela Concessionária Ecovias do Cerrado S/A. O trecho compreende 437 km de rodovias federais que ligam Jataí (GO) a Uberlândia (MG).

No dia 2 de fevereiro de 2021, é entregue ao tráfego o viaduto do trevo de Xapetuba, no entroncamento com a Rodovia BR-452.

Em 20 de junho de 2022, o DNIT anunciou que estava sendo iniciada a elaboração do projeto de duplicação da BR-365 entre Patos de Minas e Patrocínio. Os recursos para a obra foram incluídos em dezembro de 2023 no orçamento federal para 2024. O projeto dependia de sanção do presidente da república Luís Inácio da Silva.


BR-365 em Patos de Minas

Em março de 2024 foi concluída a construção do trevo no entroncamento entre as rodovias BR-365 e BR153, substituindo uma antiga rotatória localizada ao lado do Posto Trevão Guichê. Além disso foi entregue a duplicação de um trecho de 1,8 Km da BR-365 e 800 metros da BR-153. Foto Divulgação DNIT


REFERÊNCIAS:

Santos ligado a Brasília por estrada de rodagem. Brasil Revista. Rio de Janeiro. Junho 1959. p.133.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

O desenvolvimento das nossas estradas de rodagem e a influência do automóvel, como factor de novas communicações internas. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. p.11.

ROCHA, Farley. Documento do DNIT indica que BR 365, entre Patos de Minas e Patrocínio, pode ser duplicada. Patos Hoje. 15 julho 2022.

Página lançada em 21 de setembro de 2018.