quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Santa Catarina

Histórico

Em 1728, início da construção da Estrada das Tropas, ou Caminho dos Tropeiros, para o comércio de gado, suínos e muares entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, visando principalmente abastecer o mercado das Minas Gerais. No mesmo ano foi aberto o trecho entre Araranguá e Curitiba. No ano seguinte alcança Curitibanos. Finalmente,  em 1730 alcança o destino final  no Rio Grande do Sul. Partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Correia Pinto, Curitibanos, Santa Cecília, Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, alcançando Sorocaba.

Em 11 de agosto de 1738, foi criada a Capitania de Santa Catarina, transformada em província em 1821.

Mapa - Sul do Brasil em 1738

Entre 1787 e 1790 o desbravador Antônio José da Costa abre o caminho entre o litoral e a serra, inicialmente para a passagem de tropas para o comércio. O caminho, que ganhou inúmeras variantes seguia a diretriz da rodovia BR-282 (Florianópolis-Lages). O primeiro trecho da BR-282 foi aberto em meados da década de 1970, no município de Bom Retiro.

Mapa - Litoral entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina na década de 1790

Em 1827, a província de Santa Catarina contava com a cidade de Nossa Senhora do Desterro (capital) e as seguintes villas:

Laguna
Lages
Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco

Em 1868 foi concluída a construção da estrada de rodagem entre a Colônia Dona Francisca (Joinville) e a vila de Rio Negro, com 146 quilômetros de extensão, atual rodovia SC-418.

Rodovia SC-418 em 2022


Mapa - Carta do Sul do Império do Brasil 1885
Mapa - Estado do Paraná e Santa Catarina em 1914
Mapa - Santa Catarina em 1917

No dia 13 de maio de 1926, é inaugurada a ponte Hercílio Luz em Florianópolis.

No dia 13 de abril de 1928, em Blumenau é criada a Empreza Hahn & Dartos, atual Viação Catarinense, iniciando sua operações na linha Blumenau – Florianópolis, com duas frequências semanais por sentido. A Viação Catarinense foi a primeira empresa de transporte rodoviário de passageiros registrada no poder concedente do Brasil.


Linha Blumenau - Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis) em 1928


Mapa - Santa Catarina em 1930

Em 1934, criação da Viação Garcia, no norte do Paraná, a partir de uma jardineira adaptada de um caminhão Ford 1933, que operava na linha Londrina - Rio Tabagi. Em 1950 a frota da empresa atinge 80 ônibus e no ano de 2003 550 ônibus, tornando-se uma das principais empresas de transporte rodoviário do país. 

Em 1935, o Estado de Santa Catarina contava com apenas 200 Km de estradas de rodagem, contra 4.500 Km em 1938.

Em 1938, é entregue a Rodovia Urubici - São Joaquim, com 60 Km de extensão. Na mesma época é aberta a rodovia Painel - Santana, com 26 Km de extensão. O trecho Santana - Urubici estava em construção.

No dia 9 de novembro de 1960, em Santa Catarina, integrante da BR-36, com a presença do presidente JK, inauguração da estrada entre Joaçaba e Xanxerê, com 119 km de extensão. No mesmo dia é inaugurada a ponte de 475 metros de extensão sobre o Rio Itajaí-açu, com 475 metros de extensão.

Em 1961, o Estado de Santa Catarina contava com apenas um grande eixo rodoviário pavimentado, a atual Rodovia BR-116, no interior, entre as divisas dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Uma rota , que por sinal, coincide com o antigo caminho dos tropeiros, construída nos anos de 1700 para o comércio de gado, suinos e muares,  entre  o Rio Grande do Sul e São Paulo. Além do grande eixo norte-sul do planalto catarinense,  se encontravam pavimentados outros três pequenos trechos, o primeiro  entre as cidades de  Blumenau e Itajái, o segundo entre Florianópolis e Palhoça, e o terceiro entre o Centro de Florianópolis e o Aeroporto, no sul da Ilha de Santa Catarina. O norte da Ilha de Santa Catarina ainda não contava com nenhum trecho pavimentado. Em 1964 finalmente foi entregue a pavimentação do trecho Florianópolis – Biguaçu.


Mapa Rodoviária de Santa Catarina de 1961
Coleção Arquivo Nacional


Em 1969, são iniciados os estudos para a construção da segunda ponte entre Florianópolis (Nossa Senhora do Desterro) e o continente.

Em maio de 1970 é  entregue a pavimentação do trecho Florianópolis – Curitiba. O Contorno de Florianópolis foi inaugurado em maio de 1972.

Em 7 de setembro de 1981, em Florianópolis, é inaugurado o Terminal Rodoviário Interestadual Rita Maria, com 15.700 m² de área construída.

Em 14 de novembro de 2019, início da operação do serviço de ônibus por aplicativo 4Bus, em Santa Catarina, cobrindo inicialmente as linhas Florianópolis – São Paulo e Florianópolis – Curitiba. A 4Bus foi criada a partir de uma parceria entre a Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina (Aettusc) e a Cooperativa de Transporte Rodoviário de Passageiros, Serviços e Tecnologia (Buscoop).

Em 26 de julho de 2021, o governo do estado libera R$ 680 mil reais para a execução do projeto de duplicação da Rodovia SC-445 entre a rodovia BR-101 e o Balneário Rincão. O trecho entre a rodovia BR-101 e Criciúma, com 11 Km de extensão, já era duplicado.

Em 2 de julho de 2021, são retomadas as obra de pavimentação da rodovia SC-442, paralisadas desde 2017, entre Cacoal do Sul e Morro da Fumaça, com 4 Km de extensão e investimento de R$ 8,4 milhões.

Em 7 agosto de 2021, prosseguiam as obras de duplicação da rodovia BR-470, a cargo do governo federal, entre Navegantes e Indaial, com 73,18 Km de extensão, já tendo sido entregues ao tráfego mais de 30 Km. As obra foram iniciadas em 17 de março de 2014.

Em 25 de agosto de 2021, o governador do estado, Carlos Moisés, determina o lançamento da licitação para a pavimentação da Serra do Faxinal (SC-290), no trecho com cerca de 15 Km de extensão entre a divisa com o Rio Grande do Sul e o município de Praia Grande, orçado em 58,9 milhões.

Em 27 de agosto de 2021, o governador do estado, Carlos Moisés, autoriza o início das obras de pavimentação do trecho de 9,4 Km de extensão da Rodovia SC-370, no trecho da Serra do Corvo Branco

Em 10 de junho de 2022, o governador do estado assina a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho Gaspar-Brusque com 17 km de extensão e 11 viadutos.


Em 2 de junho de 2023, a Prefeitura de Blumenau apresenta ao Governo do Estado o plano de duplicação da rodovia SC-108 (rua Doutor Pedro Zimmermann) até o bairro de Itoupava Central. A obra seria realizada em parceria entre o município e o estado.


REFERÊNCIAS:

PASSOS, Deputado Edson. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transportes. 1949.

LUCIANO, Denis. Governador libera recursos para projeto de Via Rápida até Balneário Rincão. NSC Total. 26 julho 2021.

HOCKMULLER, Thiago. Está retomada a pavimentação da SC-442, entre Cocal e Morro da Fumaça. Engeplus. 3 agosto 2021.

Governador lança licitação para a pavimentação da Serra do Faxinal. Governo de Santa Catarina. 25 agosto 2021.

Governador autoriza início da pavimentação na Serra do Corvo Branco. Governo de Santa Catarina. 27 agosto 2021.

Edital de pavimentação da SC-370 será assinado nesta quinta-feira. Balanço Geral Florianópolis. 04 novembro 2021.

Estado confirma lançamento do edital para pavimentação da SC-414. JDV. 13 janeiro 2022.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.