quinta-feira, 4 de outubro de 2018

BR-135

Extensão: 2.657 km
Trecho: São Luís (MA) - Belo Horizonte (MG)

Maranhão

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia São Luís (MA) - Carolina (MA), passando pelas localidades de Itapecuru Mirim, Peritoró, Caxias, Mirador e Loreto.

Em setembro de 1943, é concluída a implantação do trecho São Luís - Bacabeira. Em março de 1944 é aberto ao tráfego o trecho seguinte até Itapecuru Mirim.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Peritoró (MA) - Porto Franco (MA),  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia transversal, com a designação BR-21, coincidindo com o trecho Peritoró - Presidente Dutra da atual rodovia BR-135, e com o trecho Presidente Dutra - Porto Franco da atual rodovia BR-226.

Em dezembro de 1966, o governador José Sarney inaugura o trecho São Domingos do Maranhão - Colinas, com 54 Km de extensão.

No segundo semestre de 1968, em São Luís, são iniciadas as obras de pavimentação da rodovia São Luís - Teresina, concluída em janeiro de 1970.

No dia 15 de setembro de 2012, é iniciada a obra de duplicação do trecho Estiva - Miranda do Norte, com previsão de entrega em 2022.

Em janeiro de 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes entrega a duplicação de um trecho de 18 Km de extensão entre Bacabeira e Santa Rita, no projeto de duplicação até Mirandela do Norte.

Em 12 de dezembro de 2021, depois de anos de lentidão causadas por empresas que não cumpriam o contrato, o exército brasileiro conclui a duplicação do trecho entre Campo de Perizes e a entrada de São Luís. Em 2021, o DNIT concluiu a duplicação de um trecho de sete quilômetros da BR-135/MA, entre os Km 51 e 58.

Em janeiro de 2022, o DNIT inicia os estudos ambientais para a duplicação do trecho entre Campo de Perizes e o município de Mirandela do Norte, com cerca de 100 km de extensão.

Em 11 de maio de 2023, o DNIT entregou ao tráfego mais 9 Km da obra de duplicação da BR-135 (Km 58 ao Km 67), totalizando 16 Km de trecho duplicado entre as cidades de Bacabeira e Santa Rita (Km 51 ao Km 67).

Novo trecho duplicado da BR-135 no Maranhão entregue em maio de 2023
Divulgação DNIT


Em 22 de junho de 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes anunciou a abertura de licitação para as obras de duplicação do Lote 3 da BR-135, no trecho entre os quilômetros 95,6 e 127,75, com 32 Km.

Em 10 de agosto de 2023, foi anunciado pela imprensa que a duplicação do trecho Estiva - Miranda do Norte da BR-135 estava incluído no novo programa de obras do governo federal.

Bahia

Em janeiro de 2021, é concluída a construção de um trecho de 67 Km de extensão, entre os municípios de Jaborandi e Cocos, além do alargamento da ponte sobre o riacho Seco e duplicação do acesso à travessia urbana de Coribe.

Em 25 de junho de 2021, é concluída a construção do contorno rodoviário de Coribe, com 6,3 Km de extensão.

Em primeiro de julho de 2021, são retomadas as obras de implantação e pavimentação do Lote 5 da rodovia BR-135 com 22,9 km de extensão, entre Cocos (Km 443,9) e a divisa com Minas Gerais (Km 466,8).

Minas Gerais

Em 1947, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem inicia a  construção da Rodovia Montes Claros - Januária, com 170 Km de extensão.

Em 7 de julho de 1968, é lançada a obra de pavimentação do trecho Montes Claros  - Curvelo.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de pavimentação do trecho Corinto - Bacaiúva, com 167 Km de extensão. O trecho foi entregue ao tráfego em setembro de 1972, completando ligação pavimentada entre Belo Horizonte e Montes Claros.

Em abril de 1977, em solenidade com a presença do ministro dos transportes Mario Andreazza, é inaugurada a pavimentação do trecho Independência (Peritoró) - Presidente Dutra, com 105,1 Km de extensão. 

Em 16 de abril de 2021, em Bocaiúva,  em solenidade realizada com a presença do governador do estado, é anunciada a duplicação dois trechos da rodovia, o primeiro, entre as cidades de Montes Claros e Bocaiuva, com 52 Km de extensão, e o segundo, entre os Km 668,8 e Km 574,5, entre os municípios de Curvelo e Corinto.

Em 21 de julho de 2023, a concessionária Eco 135 entrega mais 11 Km de pista duplicada em Minas Gerais, no trecho entre os Km 623 e 634 em Curvelo, de um total de 40 quilômetros de vias liberadas ao tráfego pela empresa neste ano.

Novo trecho duplicado da BR-135 entre os Km 623 e 634 em Curvelo
Foto Divulgação Eco 135

Divulgação DNIT 2021


Em 24 de junho de 2022, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assina a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação do trecho de 57,4 Km de extensão entre os municípios de Manga e Itacarambi em Minas Gerais.

Em fevereiro de 2023, a concessionária Eco-135 entrega o primeiro trecho duplicado da BR-135, entre os Km 614 e 598, em Curvelo. Em 20 de junho de 2023, foi entregue o trecho entre os Km 615 e 619.


Trecho liberado em Curvelo em 20 de junho de 2023
Divulgação Eco-135


Em 4 de julho de 2023, em Corinto, a Concessionária ECO-135 entrega mais um trecho duplicado da BR-135, com 9 Km de extensão entre os Km 580 e 589. Em 23 de novembro de 20233, foi aberto ao tráfego o novo trecho duplicado entre os Km 620 e 623.

Entrega de novos trechos duplicados

27/11/2023        Km 648 - Km 653
29/11/2023        Km 653 - Km 657
21/12/2023        Km 659 - Km 667


Trecho duplicado da BR-135, entre os quilômetros 659 e 667, entregue em 21 de dezembro de 2023. A rodovia passou a contar com 90,3 Km duplicados pela concessionária Eco135.


REFERÊNCIAS:


Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Março 1944. p.51.

O Programa do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Automóveis e Acessórios. Novembro 1947. p.33.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

DNER inicia obra na BR-135. Jornal do Brasil. 17 julho 1968. Caderno de Automóveis, página 2.

Maranhão. O Jornal. Rio de janeiro. 25 dezembro 1966. p.6.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Rodovias. O Jornal. Rio de Janeiro. 6 dezembro 1969. p.2.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

Entregue, no Maranhão, mais um trecho da BR-135 . Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. Junho 1977.

BR-135 receberá um investimento de R$ 442 mi em duplicação. Diário do Comércio. 17 abril 2021.

RIBEIRO, Luiz. Zema anuncia investimentos de R$ 442 milhões para duplicação da BR-135. Estado de Minas. Belo Horizonte. 16 abril 2021.

Novo contorno rodoviário em Coribe (BA) vai facilitar escoamento da safra de grãos. Ministério da Infraestrutura. 25 junho 2021.

MATOS, Daniel. DNIT faz estudos ambientais para estender duplicação da BR-135 até Miranda do Norte. O Estado. 11 janeiro 2022.

DNIT e Ibama realizam audiência pública para discutir obras na BR-135/BA. Estradas.com. 14 janeiro 2022.

Pavimentação de trecho da BR-135 permitirá integração regional no norte de Minas Gerais. Ministério da Infraestrutura. 24 junho 2022.

MATOS, Daniel. DNIT libera ao tráfego 9 quilômetros de duplicação na BR-135, no Maranhão. O Estado. 12 maio 2023.

Mais um trecho duplicado da BR-135 é liberado nesta terça-feira (20), em Curvelo. G1 Grande Minas. 20 junho 2023.

Maranhão terá para este ano R$ 959 milhões destinados para rodovias federais. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 22 junho 2023.

Página lançada em 4 de outubro de 2018.