Extensão: 488,3 Km
Trecho: Belo Horizonte (MG) - São João da Barra (RJ)
Histórico
Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho São João da Barra - Campos - Muriaé - Leopoldina - Juiz de Fora - Caxambu, foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia transversal, com a designação BR-32, coincidindo com o trecho São João da Barra - Muriaé da atual rodovia BR-356 e com o trecho Leopoldina - Caxambu da atual rodovia BR-267.
Em 1956, foi concluída a implantação do trecho Campos - Itaperuna. As obras de pavimentação só foram iniciadas em janeiro de 1960.
Em dezembro de 1959, o governador do Estado aprova o plano de pavimentação do trecho Campos - Atafona, velha aspiração dos moradores da região.
Em agosto de 1963, o governador Badger Silveira inaugura a pavimentação do trecho Campos - São João da Barra com 42 Km de extensão.
Em 3 fevereiro de 1968, foi inaugurada a pavimentação do trecho Campos dos Goytacazes - Muriaé com 156 Km de extensão.
Minas Gerais
Em outubro de 1933, é concluída a reforma do antigo caminho colonial entre Ouro Preto e Cachoeira do Campo, transformado em estrada de segunda classe, com 25,600 Km de extensão.
Em 1969, é entregue o contorno rodoviário de Ouro Preto, evitando o tráfego central que estava destruindo a cidade monumento.
Em abril de 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) inicia o processo licitatório para a construção de 3 pontes na BR-356, entre Muriaé e Ervália, substituindo os bueiros existentes que transbordavam no período das chuvas.
Trecho Muriá - Ervália em abril de 2023
Foto Silvan Alves
Em 29 de maio de 2023, o projeto de duplicação do trecho Nova Lima - Ouro Preto da rodovia da BR-356 foi discutida em audiência pública na Câmara Municipal de Ponte Nova.
REFERÊNCIAS:
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 outubro 1933. p.159.
PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.
Ampliada a construção e a melhoria das estradas fluminenses em 1956. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 27 março 1957. p.5.
São João da Barra Pavimentação de Rodovia. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 dezembro 1959. p.4.
Departamento de Estradas de Rodagem. O Fluminense. Niterói. 31 janeiro 1960. p.2.
Badger vai inaugurar em agosto a Estrada Campos - São João da Barra. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 14 julho 1963. p.7.
Plano de ajuda a Campos. O Fluminense. Niterói. 01 agosto 1963. p.4.
DNER inaugura estrada ligando São João da Barra a Muriaé. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1968. Caderno de Automóveis, p.4.
Inaugurada rodovia entre Muriaé e Campos. Jornal do Brasil. 07 fevereiro 1968. Caderno de Automóveis, p.3.
DNIT vai iniciar processo para construção da ponte da Embaúba e outras obras na Muriaé-Ervália. Guia Muriaé. 05 abril 2023.
ARANTES, Paula. Duplicação da BR-356: pedágio de R$ 14,50 é alvo de crítica. Correio de Minas. 30 maio 2023.
Página lançada em 4 de outubro de 2018.