BR-369


Trecho: Oliveira (MG) - Cascavel (PR)
Extensão: 1.228 km

Histórico

Em setembro de 1938, as prefeituras de Jaú (SP) e Pirajuí (SP) anunciaram a construção de uma estrada de rodagem entre as duas cidades.

No segundo semestre de 1938, foi concluída a implantação do trecho Cornélio Procópio - Jacarezinho, no Paraná.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Ourinhos - Porto Mendes (Marechal Cândido Rondon) - Foz do Iguaçu,  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de ramal, com a designação BR-75, coincidindo com o trecho Ourinhos - Cascavel  da atual rodovia BR-369 e com o trecho Cascavel - Porto Mendes da atual rodovia BR-467.

Em 1953, o trecho Apucarana (PR) - Arapongas (PR), com cerca de 17 quilômetros, já estava asfaltado.

Em julho de 1965, foi iniciada a construção da ponte sobre o rio Piquiri, com 280 metros de extensão, no trecho entre Campo Mourão e Cascavel.

Em 31 de janeiro de 1969, foi inaugurada a duplicação do trecho Londrina - Cambé, com fluxo diário de 10 mil veículos.

Em 1974, foi inaugurada a duplicação do trecho Londrina (PR) - Rolândia (PR).

Em junho de 1977, foi inaugurada a pavimentação do trecho Cascavel (PR) - Campo Mourão (PR), com 168 km de extensão.

Em 1979, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) elabora o projeto de construção da ponte sobre o rio Piquiri, no trecho Cascavel - Campo Mourão.

Entre 2016 e 2023 centro e doze pessoas morreram na BR- 369 no trecho entre Cascavel e Campo Mourão. A população solicitava a duplicação da pista há tempos. O trecho de 30 km entre Cascavel  e Corbélia era considerado o mais perigoso.

Em outubro de 2025, foi anunciado que a duplicação do trecho de 109,2 km entre Cascavel e Maborê estava previsto no Lote 5 das novas concessões rodoviárias do governo federal. O novo trecho duplicado começa no km 394,200, no entroncamento com a PR-468, e termina no km 507 no Trevo Cataratas.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1938. p.269.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 setembro 1938. p.116.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Novos trechos rodoviários beneficiarão soja: Paraná. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. Junho 1977. p.22.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Lote 5 prevê duplicação completa da BR-369 entre Cascavel e Mamborê. Governo do Estado do Paraná. 16 outubro 2025.

Página lançada em 2 de outubro de 2018.

Comentários