quinta-feira, 4 de outubro de 2018

BR-393

Extensão: 444,8 Km
Trecho: Barra Mansa (RJ) - Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Histórico

Em 1928, prosseguia a construção do trecho Santo Antônio de Pádua - Marangatu da rodovia Santo Antônio de Pádua (RJ) - Pirapetinga (MG).

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Três Rios (RJ) - Barra Mansa (RJ), que cobria o atual traçado da Rodovia BR-393.

Em março de 1949, com a presença do governador do Estado e do Diretor do DNER, Saturnino Braga, é solenemente lançada a obra de construção da Rodovia Três Rios - Barra Mansa, ligando as  rodovias União e Indústria e Rio-Bahia à Rodovia Rio - São Paulo.

Em janeiro de 1957, o DNER abre Concorrência Pública  para a pavimentação de um trecho de 25 Km de extensão, localizado entre os Km 33 e 58 da antiga BR-57, entre as cidades de Volta Redonda e Vassouras.

Inauguração em 1957


Em 1967, é pavimentado um trecho de 51 Km de extensão  entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

No dia primeiro de maio de 1976, com a presença do presidente da república, Ernesto Geisel, é inaugurada a rodovia dos Metalúrgicos, com 12 Km de extensão, totalmente asfaltada, ligando diretamente o Km 95 da Via Dutra ao Centro de Volta Redonda.


REFERÊNCIAS:

Mensagem apresentada à Assembléa Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1930 pelo presidente do Estado Manuel de Mattos Duarte Silva. Rio de Janeiro. 1930. p.130.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Março 1949. p.46.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Pavimentação da estrada Volta Redonda - Vassouras. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 27 janeiro 1957. Segundo caderno, p.1.

Em apenas 2 meses trânsito é intenso na Estrada do Aço. O Fluminense. Niterói. 8 julho 1976. p.18.

Rodovia asfaltada corta todo o Estado. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1 fevereiro 2018. Estado do Rio. p.10.

Página lançada em 4 de outubro de 2018