quinta-feira, 4 de outubro de 2018

BR-469

Extensão: 35,1 Km
Trecho: Foz do Iguaçu (PR) / Fronteira Argentina - Cataratas do Iguaçu

Histórico

Em 28 de maio de 1968, com a presença do ministro  dos Transportes, Mario Andreazza, é inaugurado o trecho Foz do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu, com 19 Km de extensão, totalmente pavimentado.

Em 13 de janeiro de 1982, é lançada a pedra fundamental da ponte internacional sobre o rio Iguaçu, entre o Brasil e a Argentina, inaugurada em 29 de novembro de 1985. O contrato de intenção para a construção da ponte foi assinado em 1972, entre os governos do Brasil e da Argentina.

Em 2 de junho de 2021, o Governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional, que deveria financiar a obra, recebem o projeto executivo para as obras de duplicação da Rodovia das Cataratas. 

No dia 27 de agosto de 2020, é lançada a pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), entre a Avenida Mercosul, no acesso à Fronteira da Argentina, até a entrada do Parque das Cataratas do Iguaçu, com 8,7 Km de extensão.

Em 19 de fevereiro de 2022, é publicado o edital de licitação para a duplicação do trecho entre os Km 12 e 24, contemplando a construção de um viaduto no acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu.

Acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu


REFERÊNCIAS:

Foz do Iguaçu já tem uma nova estrada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 maio 1968. Caderno de Automóveis, p. 4.

A ponte sobre o Iguaçu estará concluída em 1984. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Novembro 1981. p.3.

ULBRICH, Giselle. Estado e Itaipu recebem projeto executivo da duplicação da Rodovia das Cataratas. RIC Mais. 2 junho 2021.

Publicado edital de licitação para duplicação da Rodovia das Cataratas. O Presente. 19 fevereiro 2022.

Página lançada em 4 de outubro de 2018