quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

BR-235

Extensão: 1.772 Km
Trecho: Aracaju (SE) - Novo Progresso (PA)

Histórico

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Aracaju (SE) - Juazeiro (BA), que cobria o atual traçado da Rodovia BR-235.

Tocantins

Em fevereiro de 1963, foi concluída a pavimentação do trecho Tupirama - Guará da BR-14, com 33 quilômetros de extensão.

Piauí

Em agosto de 2020, entrega da pavimentação de um trecho de 26 quilômetros de extensão entre as localidades de Caracol e Guaribas.

Trecho Caracol - Guariba, no sul do Piauí, em agosto de 2020


Em 22 de dezembro de 2020, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entrega a pavimentação de um trecho de 46,55 Km de extensão entre os municípios de Caracol (Km 20,58) e Guariba (Km 67,13).

Em 20 de maio de 2021, em solenidade com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, é inaugurada a ponte estaiada sobre o rio Parnaíba, entre os municípios de Santa Filomena, no Piauí, e Alto Parnaíba no Maranhão, substituindo o serviço de balsas.

Em agosto de 2021, o DNIT conclui a implantação e pavimentação de um trecho de 20 Km entre Caracol (PI) e a divisa com a Bahia. A rodovia passa a contar com 72 Km pavimentados no Piauí.

Bahia

No dia 12 de fevereiro de 2021, é entregue a pavimentação de um trecho de 77,6 Km de extensão entre os municípios de Jeremoabo e Canché, próximo à divisa com Sergipe.

A obra fazia parte do projeto de pavimentação de 658,4 quilômetros da BR-235 divididos em dez lotes. Com a entrega, já são oito lotes pavimentados (1 ao 8), totalizando 530,9 quilômetros liberados ao tráfego.

Em 22 de abril de 2021, são iniciadas as obras de pavimentação do trecho Remanso - Campo Alegre de Lourdes, com 112 Km de extensão.

Em agosto de 2021, prosseguiam as obras de pavimentação do trecho de 62,3 Km entre os km 601,3 e 663,6, entre os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Remanso. 

Obras de pavimentação da BR-235 na Bahia em 02/08/2021 Divulgação DNIT


Sergipe

Em maio de 1943, o Ministério de Viação e Obras Públicas aprova o projeto e o orçamento para a construção de um trecho de 17,600 Km de extensão da Rodovia Central de Sergipe, correspondente à última parte do trecho Carira (SE) - Jeremoabo (BA), solicitada pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas.


Em junho de 2023, foi criada uma frente parlamentar na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional para a duplicação do trecho Aracaju - Itabaiana. Foto @segueadailton

Em 4 de agosto de 2023, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao participar de evento em Aracaju, garantiu que o projeto de duplicação da BR-235 em Sergipe seria licitado em novembro, com a expectativa que a obra fosse iniciada em 2024.

Em 2 de abril de 2024, o ministério dos transportes publicou o edital para a contratação dos projetos de duplicação da BR-235, correspondente ao trecho entre Aracaju e Itabaiana, assim como de readequação do trecho entre Itabaiana e Carira, totalizando 114,8 quilômetros de extensão.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1943. p.174.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Governo Federal entrega mais 26 quilômetros da BR-235 no Estado do Piauí. Cidadeverde.com. 20 agosto 2020.

Obras de implantação e pavimentação na BR-235/PI. DNIT Oficial. 6 agosto 2021.

DNIT realiza obras de pavimentação na BR-235/BA. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 3 agosto 2021.

CRISTINA, Taís. Agora vai? Frente parlamentar em defesa da duplicação da BR-235 é lançada na Câmara. Portal Itnet. 21 junho 2023.

Duplicação da BR-235 é uma notícia comemorada por todos. Infonet. 07 agosto 2023.

Ministério anuncia edital para duplicação da BR-235 em Sergipe. Infonet. 02 abril 2024.