Extensão: 552 Km
Trecho: Recife (PE) - Parnamirim (PE)
Histórico
Em agosto de 1941, é inaugurada uma linha de ônibus entre Recife e Petrolina, com uma viagem semanal.
Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Recife - Petrolina, que coincidia com traçado da atual Rodovia BR-232 entre Recife e Salgueiro.
Em maio de 1944, é aprovado o projeto e o orçamento para a construção do trecho Caruaru - Salgueiro.
Em dezembro de 1949, é concluída a implantação da Rodovia Central de Pernambuco, com 640 Km de extensão, entre Russinhas (PE) e a divisa Pernambuco/Piauí. O trecho Russinhas - Recife já estava aberto ao tráfego.
Em setembro de 1964, só estava pavimentado o trecho Recife - Tacaimbó. Em julho de 1965, prosseguiam as obras de pavimentação do trecho Tacaimbó - Belo Jardim.
Em 1970 foi inaugurada a pavimentação do trecho São Caetano - Salgueiro com 364 Km de extensão, concluindo a pavimentação do trecho Recife - Salgueiro.
Em 24 de maio de 2023, o governo federal anunciou o projeto de duplicação do trecho entre São Caetano e Serra Talhada, com 156 km de extensão. Em dezembro de 2024 foi publicado o edital para contratação de empresas para elaboração dos projetos de duplicação e restauração.
REFERÊNCIAS:
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Junho 1944. p.123.
PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.
Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Dezembro 1949. p.8.
Rodovias. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 setembro 1964. p.6.
SILVA, Ubiratan. O seu repórter rodoviário. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 07 julho 1965. p.9.
Márcia Conrado comemora anúncio da duplicação da BR-232 até Serra Talhada. CBN Recife. 24 maio 2023.
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