quinta-feira, 18 de março de 2021

BR-373

Extensão: 953 Km
Trecho: Dionísio Cerqueira (PR) / BR-163 - Limeira (SP)

Histórico

Em fevereiro de 1926, é entregue o trecho Capão Bonito - Itapetininga, com 55 Km de extensão, ainda não pavimentados.

Em 1935, é concluída a construção da rodovia São João dos Pobres - Barracão, a cargo do 5º Batalhão de Engenharia Militar. A estrada começava na estação de São João dos Pobres da Estrada de Ferro São Paulo ao Rio Grande do Sul, atual estação Matos Costa, no município de mesmo nome, na cota 1.200 m, passando pelas cidades de Palmas e Clevelândia.

Em agosto de 1936, foi concluída a construção da rodovia Apiaí (SP) - Iporanga (SP), atual SP-165, variante da rodovia São Paulo - Curitiba.


Linha Curityba-São Paulo na década de 1940


Em 13 de setembro de 1943, é aberto ao tráfego o trecho Ponta Grossa - Imbituva, com 60 Km de extensão, ainda não pavimentados, representando a entrega do primeiro trecho da futura rodovia Ponta Grossa - Foz do Iguaçu.

Em outubro de 1943, prosseguia a construção da rodovia Tietê - Piracicaba.

Em 1947, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem inicia a  construção da Rodovia Ponta Grossa - Foz do Iguaçu.

Em outubro de 1982, é inaugurada a implantação do trecho Marmeleiro - Barracão / Fronteira Argentina, com 71,5 Km de extensão em revestimento primário.


REFERÊNCIAS:

Uma nova rodovia paulista. Automóvel Clube. Rio de Janeiro. Fevereiro 1926. p.17.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.

Rodovia ligando o Brasil ao Paraguay. O Globo. Rio de Janeiro. 17 setembro 1943. p.6.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 outubro 1943. p.109.

O Programa do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Automóveis e Acessórios. Novembro 1947. p.33.

Inaugurada duplicação Campo Largo - São Luis do Purunan (PR). Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Outubro 1983. p.2.