sexta-feira, 19 de março de 2021

BR-476

Extensão: 378 Km
Trecho: Ribeira (SP) / BR-373 - Porto União (SC) / BR-280

Histórico

Em 1934, é finalizada a construção da rodovia Curityba - Ribeira (SP), a cargo do 5º Batalhão de Engenharia Militar, concluindo a ligação rodoviária São Paulo - Curityba.

Em janeiro de 1937, é lançada a pedra fundamental para a construção da ponte de concreto armado sobre o rio Iguaçu, entre as cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

Em 19 de setembro de 1965, é oficialmente inaugurada a pavimentação do trecho Curitiba – Lapa, com 56 Km de extensão, integrante da Rodovia do Sudoeste (BR-476).

Em março de 1972, foi inaugurada a pavimentação do trecho São Mateus do Sul (SC) – União da Vitória (SC).

Em julho de 2023, o Lote 1 dos novos pedágios do Paraná previa a duplicação de um trecho de 41,7 Km da BR-476 entre Araucária e Lapa. Foto Divulgação DNIT


REFERÊNCIAS:

A valiosa actuação de nossa Engenharia Militar da grande obra rodoviária no sul do Brasil.  Vida Doméstica. Janeiro 1934. p.42.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 janeiro 1937. p.10.

BONAT, Gbriele. Como vai ser a duplicação da BR-476 entre Araucária e Lapa com o novo pedágio. Gazeta do Povo. 04 julho 2023.

BONAT, Gbriele. Duplicação da BR-476 irá melhorar fluxo de carros e evitar acidentes. Gazeta do Povo. 06 julho 2023.

BARBOZA, Waldiclei. Acesso ao Campo Redondo ganhará viaduto no 4ª ano da concessão da BR-476. O Popular. 22 julho 2023.