sábado, 12 de junho de 2021

Paraná

Histórico

Em 1660 foi criada a Capitania de Paranaguá, incorporada em 1770 à Capitania de São Vicente e Santo Amaro.

Em 1728, foi iniciada a construção da Estrada das Tropas, ou Caminho dos Tropeiros, para o comércio de gado, suínos e muares, entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, visando principalmente abastecer o mercado das Minas Gerais. No mesmo ano é aberto o trecho entre Araranguá e Curitiba. No ano seguinte alcança Curitibanos. Finalmente, em 1730 alcança o destino final no Rio Grande do Sul. Partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Correia Pinto, Curitibanos, Santa Cecília, Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, alcançando Sorocaba.

Em 1868, é concluída a construção da estrada da Graciosa, entre a Antonina e Curityba, com 130 quilômetros de extensão.

Mapa - Litoral entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina na década de 1790

Em 2 de agosto de 1853, foi criada a Província do Paraná, desmembrada da Província de São Paulo.


Coleção Arquivo Nacional

Tráfego de carroção na praia. Revista O Itiberê de junho de 1930. Coleção IHG de Paranguá.


Mapa - Carta do Sul do Império do Brasil 1885
Mapa - Estado do Paraná e Santa Catarina em 1914



Coleção Patrick François Jarwoski


Em 1951, cerca de 45% da arrecadação estadual foi direcionada à construção de rodovias. No ano seguinte foi aberta concorrência pública para a pavimentação de 35 km da rodovia Melo Peixoto - Foz do Iguaçu, integrante do Plano Rodoviário Nacional.

Em 26 de julho de 1965, em solenidade realizada em São Luiz do Purunã, com a presença do presidente da república, Castelo Branco, é inaugurada a pavimentação da Rodovia do Café, atual BR-376, no trecho da região dos Campos Gerais até Maringá.

Em 16 de outubro de 1976, é inaugurada a Rodovia Parigot de Souza (PR-092), com 131 Km de extensão totalmente pavimentada, entre os municípios de Jaguariaiva e Santo Antônio de Platina.


O Globo, 11/10/1978


Em 2004, é concluída a duplicação do trecho Maringá – Floresta da rodovia PR-317, cujas obras foram iniciadas em 2000.

Em 20 de janeiro de 2014, são iniciadas as obras de duplicação da rodovia PR-317, entre as cidades de Floresta e Campo Mourão. No início de 2015, é entregue o primeiro trecho duplicado, com 9 Km de extensão. Em 29 de julho de 2015 é entregue a duplicação do trecho Engenheiro Beltrão - Ivailândia, com 6 Km de extensão, compreendido entre os Km 147 e Km 153.

No segundo semestre de 2015, é concluída a duplicação de um trecho de 4 km da Rodovia PR-325 entre Maringá e Paiçandu, beneficiando principalmente os moradores de Paiçandu, em seus deslocamentos pendulares para Maringá.

Em 4 de abril de 2018, o governador do estado do Paraná, Roberto Richa, assina a ordem de serviço para o início das obras de duplicação de um trecho de 15,2 km da rodovia PR-445, entre Londrina e Irerê.

Em setembro de 2018, é assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho Paiçandu – Doutor Camargo da rodovia PR-323, com 20 km de extensãona região de Maringá.

Entre 2016 e 2018, na região dos Campos Gerais, a Concessionária CCR RodoNorte, responsável pela concessão da Rodovia PR-151 entre Ponta Grossa e Jaguariaíva, duplicou um trecho de 21,7 Km do total de 50 Km da rodovia.

Rodovia PR-151 Foto Mendonça / Jr Divulgação


Em 2017, o estado do Paraná contava com 399 municípios.

Em 2019, é concluído o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, na baía de Guaratuba, onde foram apresentadas cinco opções de traçado. Há mais de 50 anos, Guaratuba e Matinhos, são ligadas por meio do ferry-boat.

Estudo de ponte entre Guaratuba e Matinhos


Em 23 de março de 2021, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná lança o Mapa interativo das Rodovias e Ferrovias do Paraná.

Em 14 de junho de 2021, a concessionária Ecovia inicia as obras de duplicação da rodovia PR-407, no trecho entre os Km 17,4 e Km 19, no litoral do Paraná. A obra foi concluída em 15 de julho de 2022.

Em 2 de agosto de 2021, o governo do estado inicia as obras de duplicação da rodovia PR-092, no trecho de 4 Km de extensão no perímetro urbano de Siqueira Campos, entre os Km 279 e 283, com investimento de R$ 42,1 milhões.

Em 16 de julho de 2021, o DER-PR lança em sua página da internet o Banco de Projetos Rodoviários, inicialmente com 10 projetos de engenharia.

Em 9 de setembro de 2021, é entregue a pavimentação do trecho Palmas - Coronel Domingos da rodovia PR-912, com investimento de 70 milhões de reais.

Em 10 de novembro de 2021, a concessionária CCR RodoNorte entrega os últimos 5 Km previstos para a duplicação da Rodovia BR-376, entre Ponta Grossa e Apucarana, entre os Km 421 e Km 426.

Em 16 de dezembro de 2021, o governador do estado, Ratinho Junior, assina a ordem de serviço para a duplicação do trecho Lerroville (Londrina) - Mauá da Serra, com 27,07 Km de extensão da rodovia PR-445, agilizando a viagem entre Londrina e Curitiba.

Em 24 de junho de 2022, o governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior assina a autorização para licitação das obras de pavimentação asfáltica de um trecho de 9,66 Km de extensão da rodovia PR-239, localizado entre o entroncamento com a PR-317, em Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, e o entroncamento com a PR-182, próximo ao Biopark, em Toledo.

Em 6 de julho de 2022, o DER-PR autoriza o início da duplicação de novo trecho da PR-445, com 27 Km de extensão, localizado entre o distrito de Lerreville e Mauá da Serra, no cruzamento com a rodovia BR-376.

Km 61 da rodovia PR-445. Divulgação DER-PR
Foto Gustavo Carneiro

Estrada da Graciosa (PR-410) a caminho de Morretes
Em primeiro plano a rodovia BR-116

Balsa da travessia da baía de Guaratuba em 2022


Em 12 de junho de 2023, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o  edital do segundo lote da nova concessão rodoviária do Paraná, que envolvia trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. A concessão abrangia as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A publicação ocorreu um mês após a divulgação do edital do primeiro lote.

Em 16 de julho de 2023, foram iniciadas as obras de duplicação da PR-445 entre os Km 8 e 18, entre Londrina e Mauá da Serra.


REFERÊNCIAS:

PASSOS, Deputado Edson. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transportes. 1949.

Duplicação da PR-407 começa no Litoral do Paraná. Bem Paraná. 14 junho 2021.

Projeto de ponte entre Guaratuba e Matinhos ainda está no começo. Meio Dia Paraná. Rede Globo. 28 julho 2021.

PR-151 é estratégica na logística do setor madeireiro. A Rede. 31 julho 2021.

Iniciada duplicação da PR-092 em Siqueira Campos. Tribuna do Vale. 4 agosto 2021. 

DER inicia publicação online de projetos executivos de engenharia. Agência de Notícias do Paraná. 16 agosto 2021.

Rodonorte conclui 245 quilômetros de duplicações no PR. Rede. 11 novembro 2021.

RIBEIRO, Pedro. Duplicação de rodovia agilizará viagem Londrina a Curitiba. Paraná Portal. 16 dezembro 2021. 

Governador anuncia pavimentação da rodovia entre Toledo e Assis Chateaubriand. Agência Estadual de Notícias. 24 junho 2022.

Anteprojeto da duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva deve ser entregue em seis meses. Folha do Litoral. 15 julho 2022.

Iniciada a obra de duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Londrina, no Paraná. Estradas.com.br. 17 julho 2023.