quinta-feira, 4 de outubro de 2018

BR-259

Extensão: 711,7 Km
Trecho: João Neiva (ES) - Felixlândia (MG)

Histórico

Em julho de 1928, é inaugurada a estrada de rodagem Vitória - Colatina, ainda não pavimentada.

Em outubro de 1936, é  concluída a construção da estrada de rodagem Diamantina (MG) - Serro (MG), a cargo do 3º Batalhão de Força Pública do Estado.

Em setembro de 1938, a Prefeitura de Sabinópolis anuncia a construção de uma estrada entre esse município e o de Serro.

Em julho de 1939, é aberto ao público a ponte sobre o rio Guanhães, construída pela municipalidade de Sabinópolis, no trecho Serro - Sabinópolis.

Em junho de 1965, prosseguiam as obras de pavimentação do trecho Diamantina - Curvelo da BR-49.

Em 20 de agosto de 1968, foram abertas as propostas da concorrência pública para a construção e pavimentação do trecho João Neiva (ES) - Colatina (ES).  A obra de pavimentação foi inaugurada em novembro de 1970.

Em primeiro de novembro de 1968, com a presença do ministro dos transportes, Mario Andreazza, finalmente foi inaugurada a pavimentação do trecho Diamantina – Curvelo, com 128 km de extensão, das rodovias BR-259 e BR-367

Em junho de 2022, o governo federal prosseguia com os estudos para a duplicação e melhorias na BR-259, entre João Neiva e a divisa com Minas Gerais.


REFERÊNCIAS:

Visita de fé ao Convento da Penha. Vida Doméstica. Agosto 1928. p.56.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 outubro 1936. p.204.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 julho 1939. p.36.

Lance-Livre. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 agosto 1968. p.10.

Construção de estradas abre novas perspectivas para o Espírito Santo. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. 1970. p.8.

Durante visita ao ES, o ministro Marcelo Sampaio também afirmou que o Contorno do Mestre Álvaro fica pronto em 2023. Esbrasil. 13 junho 2022.

Página lançada em 5 de outubro de 2018.