terça-feira, 5 de julho de 2022

Amapá

Exército Brasileiro mobiliza tropa do 8º BEC para iniciar pavimentação da BR-156

04/7/2022 - Diário do Amapá    

Por Cleber Barbosa



Operários e máquinas do batalhão que foi transferido de Santarém estão desde maio do ano passado no canteiro da obra.

Batizada como a “vovó das rodovias federais”, a BR-156, que liga os municípios de Laranjal do Jari a Oiapoque, finalmente terá iniciada a obra de pavimentação de um dos quatro lotes entre o extremo sul do estado e a capital Macapá. Esse lote foi entregue por convênio de delegação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) ao Exército.

Após forte articulação da bancada federal do Amapá, encabeçada pelo senador Davi Alcolumbre (UNIÃO /AP), o Ministério da Defesa autorizou o deslocamento das tropas do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, de Santarém até Macapá. Era uma estratégia de ganhar tempo até a aprovação do projeto executivo da obra. A operação recebeu o nome de Matapi.

O fato é que desde a chegada dos operários e máquinas militares ao canteiro da obra, em maio de 2021, houve uma enorme expectativa quanto ao início dos trabalhos na estrada, o que até agora não tinha efetivamente acontecido, pela falta da efetiva documentação da Diretoria de Engenharia do Exército e o próprio projeto estrutural.


Manutenção

O atual comandante do 8º BEC, tenente-coronel Luciano Flávio Almeida de Lima, que está em Macapá, disse que até então os trabalhos se concentraram na montagem do acampamento e instalação do canteiro de obras, mas também da realização de importantes serviços de manutenção da via, além do emprego da tropa em ações paralelas como a própria ação de presença e no atendimento a vítimas da enchente do Rio Jari, no Sul do Amapá.

Nos próximos dias, com a publicação do projeto executivo e a formalização de outras atividades de manutenção preventiva o ritmo das obras deverá se intensificar, coincidindo com a chegada o verão amazônico na região que ainda registra muitas chuvas.