quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dnit lança edital de duplicação da BR-381, em Minas Gerais

01/11/2012 - Agência CNT

Trecho de 303 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares terá melhorias no traçado, defensas e asfalto.

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Foto: Dnit/Divulgação
O edital de licitação para execução das obras de duplicação da BR-381 foi publicado nessa quarta-feira (31) na página do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Nesta primeira fase, serão licitados seis lotes, em uma extensão de 98 quilômetros. A abertura das propostas dos interessados em realizar os serviços de adequação de capacidade da via está prevista para o dia 17 de dezembro.

Os seis lotes entre Belo Horizonte e Governador Valadares serão licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade menor preço. Eles abrangem a construção de nova pista e a restauração da atual, com trechos em pavimento rígido (concreto) e em asfalto.

Com a adequação de capacidade, a rodovia ganhará novo traçado eliminando e diminuindo trechos sinuosos. Além disso, serão construídas 17 pontes e 19 viadutos; cinco túneis; 51 paradas de ônibus; 11 passarelas, quatro passagens inferiores e mais de 50 mil metros de defensas (equipamento de segurança projetado para garantir desaceleração durante o impacto de veículos). Segundo o Dnit, o prazo para execução das obras é de 1.080 dias.

Para o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, essa obra trará alívio aos mineiros. "É uma obra que reivindicamos muito e a presidente Dilma Rousseff se empenhou para que saísse do papel. Dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério dos Transportes, a partir de janeiro ou fevereiro devem ter início as obras nos primeiros lotes", afirmou.

O empreendimento integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O trecho a ser duplicado apresenta importância estratégica para a ligação da região Nordeste com a região Sul do país, inclusive com o Cone Sul.

Confira os lotes em licitação:
Lote Trecho
Lote 3.1 Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-320 (Jaguaraçu) e Ribeirão Prainha (km 288,4 ao km 317)
Lote 3.2 Construção dos túneis no Rio Piracicaba, com 825 metros
Lote 3.3 Construção dos túneis de Antônio Dias e Prainha, com 1280 metros
Lote 4 Duplicação do trecho entre Ribeirão Prainha e o acesso sul de Nova Era (km 317 ao km 335,8)
Lote 6 Duplicação do trecho entre o acesso a João Monlevade e o Rio Una (km 356,5 ao km 389,5) e construção do túnel do morro Vieira com 280 metros
Lote 8A Duplicação do trecho entre o acesso a Caeté (MG-435) até a MG-020 (km 427 ao km 445)

Com informações do Dnit.

Jacy Diello
Agência CNT de Notícias



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