terça-feira, 27 de junho de 2023

Vale do Araguaia

Governo de Mato Grosso avança em pavimentação de trecho que poderá virar BR-158

Rafael Govari para OPioneiro

cedida ao AguaBoaNews

ImprimirEnviar para um amigo
 Bom Jesus do Araguaia – O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse para prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia, em reunião em Brasília-DF, para tratar sobre a pavimentação da BR-158, no dia 21 de junho, que o traçado escolhido fará o contorno à Terra Indígena Marãiwatsédé, passando pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, num trecho de 194 km que hoje são rodovias estaduais.

Pavimentação da MT-322 em Bom Jesus do Araguaia; Foto – Alcidines Pereira da Silva, exclusivo para OPioneiro.
 
Enquanto aguarda a definição do Governo Federal, o Governo de Mato Grosso já iniciou a pavimentação de um trecho que pode servir como rota, de 36,6 km da MT-322, entre a BR-158 e a cidade de Bom Jesus do Araguaia. Estão sendo investidos pelo Governo do Estado R$ 67,6 milhões de reais e a obra está sendo executada pela Destesa Engenharia, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Em azul, trecho da MT-322 que está sendo pavimentado; Imagem – Sinfra.

Durante a Dinâmica de Porto Alegre do Norte-MT, realizada no final do mês de abril, o governador Mauro Mendes falou que o Estado é parceiro para pavimentar a rodovia federal, inclusive alocando recursos, assim como assumiu recentemente as obras para duplicar a BR-163, mas precisa da liberação das licenças ambientais, o que tem impedido até hoje a ligação da BR-158 entre Ribeirão Cascalheira-MT e Porto Alegre do Norte-MT.

Em audiência pública no final do mês de maio, em Alto Boa Vista-MT, evento organizado por vereadores, prefeitos da região liderados por Fernando Gorgen de Querência-MT, se dispuseram a tocar a obra. A partir da audiência que foi marcada a reunião em Brasília com o ministro Renan Filho. A união das lideranças enviou a mensagem de que a situação não será mais tolerada, em uma região que está caminhando para se tornar a segunda maior produtora de grãos de Mato Grosso.

Na capital federal, foi informado à comissão, que o único traçado viável é o do contorno à terra indígena, que apesar de ser mais longo e com maiores desafios de engenharia, enfrenta entraves ambientais menores. A estimativa é que a pavimentação dos 194 km consuma R$ 500 milhões. Renan Filho informou que o Ministério dos Transportes tem o recurso e que agora está em contato com os órgãos competentes para a liberação das licenças. A mensagem passada às lideranças de Mato Grosso é que agora a obra sai.

Foto – Alcidines Pereira da Silva exclusivo para OPioneiro.
 
Foto – Alcidines Pereira da Silva, exclusivo para OPioneiro.

Foto – Alcidines Pereira da Silva exclusivo para OPioneiro.

Foto – Alcidines Pereira da Silva exclusivo para O Pioneiro.
 
Com a disponibilidade de apoio dos prefeitos na execução e, do Governo de Mato Grosso que já está pavimentando trechos na região, como a MT-322, a esperança é que o Governo Federal finalmente interligue a BR-158.