quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Novas Tecnologias

ANTT inaugura primeira balança de pesagem sem parada do País

16/08/2023 - Transporte Mundial

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Ecovias do Cerrado inauguram a primeira balança de pesagem na velocidade da via. Ou seja, em que o caminhão não precisa parar.

Dessa forma, o dispositivo capaz de fazer a pesagem está instalado no km 640, da BR-365, em Uberlândia (MG). Trazendo entre as vantagens a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais, caminhões e ônibus. Mas sem a necessidade de reduzir a velocidade do veículo.

Vantagens da balança sem parada

Nesse sentido, entre os ganhos estão a manutenção da velocidade média. Isso porque o veículo não precisa reduzir a velocidade. O que garante ainda a economia de diesel. A pesagem do caminhão ou ônibus ocorre de forma automática. E diretamente na via.

Seu funcionamento se dá por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia. E que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico vão identificar o modelo. Assim como a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.

Seja como for, nesse primeiro momento a balança entra em operação em caráter experimental. Trata-se do primeiro dispositivo que dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV). Ou seja, com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização.

Matheus Fernandes, diretor superintendente da Ecovias do Cerrado diz que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas.

“O modelo de pesagem comum, com PPVs, tem capacidade operacional reduzida. Pois depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade. Usando até duas balanças para detectar a sobrecarga”, explica ao acrescentar: “A tecnologia que estamos implementando na Ecovias do Cerrado, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, diz Fernandes.

Além da balança em Uberlândia, a Ecovias do Cerrado irá implantar, em setembro, outra balança desse modelo. Ficará no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO). Além disso, vai inaugurar mais outras duas até o final do próximo ano. Mas os locais ainda não foram divulgados.