quinta-feira, 21 de março de 2024

BR-364 será totalmente duplicada e deve empregar quase 60 mil trabalhadores nas obras

19/03/2024 - Painel Político

E ainda, Cacoal troca praça por Centro Administrativo e Avante tem novos filiados




Rota Agro Norte

O senador Confúcio Moura (MDB) comemorou nesta terça-feira a notícia que o edital de duplicação da BR 364 no trecho Porto Velho-Vilhena (extensão de 729 quilômetros) que sairá em julho próximo, atendendo a uma população de 1,1 milhão de pessoas. O ministério estima que 59.404 trabalhadores serão empregados nas obras diretas, indiretas e outros se beneficiarão com o efeito-renda. O leilão das concessões será em outubro. O bloco de obras em Rondônia é chamado Rota Agro Norte.

Infra-estrutura

“A duplicação significa o oitavo maior investimento do governo federal em nosso estado”, disse Confúcio. A rota Agro contempla os acessos aos principais portos e faz a ligação entre o oeste do Estado de Mato Grosso e os estados de Rondônia e Acre. Estima-se que 52% de toda a produção de soja do país se concentre nas regiões norte e centro-oeste, tendo a China como destino principal. O senador destacou os 34,45 km do contorno de acesso ao porto organizado de Porto Velho e a grandiosidade do projeto, que possui 64 dispositivos e interseções; 20 passarelas de pedestres e sete travessias em nível; 22 OAE, e três pontos de parada de descanso.

Painel Político é uma publicação apoiada pelos leitores. Para receber novos posts e apoiar o meu trabalho, considere tornar-se num subscritor gratuito ou com subscrição paga.

Saindo do papel

A duplicação da BR 364 é uma demanda histórica e desde sempre fez parte do sonho dos rondonienses que se aventuram entre carretas, buracos e curvas mal traçadas responsáveis por milhares de mortes ao longo dos anos. Enfim uma notícia realmente relevante para o Estado, um projeto que sai do papel, diferente de outras promessas vazias que servem apenas para enganar os eleitores, como as obras do Heuro anunciadas pelo governo do Estado. E a duplicação da 364 nem fez parte da campanha eleitoral.