quarta-feira, 13 de março de 2024

Ordem de início das obras do terceiro trecho do Corredor Bioceânico está prevista para abril

12/03/2024 - Bnamaeriocas

Por Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai

O conteúdo abaixo foi traduzido automaticamente.




O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) prevê dar ordem para iniciar as obras do terceiro trecho do Corredor Bioceânico nos primeiros dias de abril, confirmou o engenheiro Carlos Casati, chefe da unidade de execução de projetos do banco de desenvolvimento Fonplata.

Trata-se da melhoria e pavimentação da Rota PY15, trecho Mariscal Estigarribia-Pozo Hondo e acesso a Mcal. Estigarribia, no departamento de Boquerón, que é parte vital da rota bioceânica que terá o Chaco paraguaio como principal protagonista na ligação de dois oceanos: o Atlântico com o Pacífico.

A este respeito, o engenheiro Casati referiu que as obras já foram adjudicadas e os contratos já assinados com as empresas nos seus quatro lotes, e que estão agora a finalizar a adjudicação da fiscalização para proceder à ordem de arranque.

“Agora estamos na fase final do processo, solicitando documentação aos consórcios ou empresas fiscalizadoras para que possamos assinar os contratos, o que estimamos que seja depois da quinzena de março, e provavelmente depois da Páscoa. um pouco mais tarde, dê ordem para começar”, explicou.

Premiação de obras

Recorde-se que existem 4 contratos assinados em março de 2023 para a construção desta rota estratégica. A partir desse momento, as empresas premiadas têm até 6 meses para realizar o projeto executivo; Depois deverão iniciar a intervenção de intensidade na zona de construção, assim que receberem a ordem de início do MOPC, o que acontecerá no próximo mês de Abril.

Entre as tarefas previstas estão a construção da via, postos de pedágio e pesagem, fiscalização, gestão e serviços ambientais.

O lote 1 está a cargo do Consórcio Pacífico , formado pelas empresas: Enrique Díaz Benza Cano e Vial Agro SRL Neste setor o investimento será de G. 485.505.296.685.

Por sua vez, o Lote 2 está a cargo do Consórcio Chaqueño del Norte (LT SA – Constructora Heisecke SA – Benito Roggio e Hijos SA), cujo valor adjudicado é de G. 589.273.467.223.

Da mesma forma, o Lote 3 será construído pela CDD Construcciones SA, no valor de G. 464.527.263.350.

Por fim, o Lote 4 ficará a cargo do Consórcio TCR ( Ingenieria de Topografía y Caminos SA – Constructora Isacio Vallejos SA – Rovella Carranza SA Sucursal del Paraguai), adjudicado pelo G. 669.514.081.080. Tudo isso é financiado pelo Fonplata através do Contrato de Empréstimo PAR-28/2020 no valor de US$ 354.245.764.

Este projeto inclui melhorias viárias na cidade de Mariscal Estigarribia, sua rotatória, rota coletora PY09, bem como acesso ao aeroporto e ao próprio terminal aéreo. Também em Pozo Hondo e seu aeroporto, pedágios e pesagem de veículos pesados, Centro de Controle de Fronteiras em Pozo Hondo, além de indenizações por desapropriação de terrenos e destruição de benfeitorias. Tudo isso acompanhado de um Plano de Gestão Ambiental e de Serviços Ambientais.