terça-feira, 16 de março de 2021

BR-101

Trecho Recife - João Pessoa

Por volta de 1880, surge o serviço de diligências entre as cidade do Recife e Goiana, com tempo de viagem de dois dias. A pernoite era realizada em Tabatinga, localidade próxima de Igarassu, para o descanso dos animais. Na madrugada a diligência seguia viagem até Olinda, onde os passageiros tomavam a Maxambomba, tramway a vapor, para o Recife. Com o desenvolvimento da cidade de Goiana, surge em 1901 a Companhia de Transportes de Goyanna, com o primeiro serviço de transporte de passageiros em veículo automotor do Brasil, com automóvel importado da Europa, de marca Panhard e Levassseur.

Em novembro de 1927, é inaugurada uma linha de omnibus entre Recife e Parahyba, atual João Pessoa, concorrendo com os trens da Great Western. A mesma empresa tinha organizado uma linha, com uma frequência semanal, para Cacimba de Villa Rosa, em Itabayana.

Em fevereiro de 1928, uma empresa de omnibus paraibana inaugura a linha João Pessoa - Recife. Em 3 de março de 1930, o senhor Arthur de Brito inaugura uma nova linha, ligando as duas capitais, com tarifa de 20$ a ida e 30$ ida e volta.

Em 10 de outubro de 1957, o DNER lança Concorrência Pública para a pavimentação do trecho Mata Redonda - Divisa Paraíba - Pernambuco, com cerca de 17 Km de extensão.

Em janeiro de 1961, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurada a pavimentação do trecho João Pessoa - Divisa Paraíba / Pernambuco.

Em 1966, segundo o Guia 4 Rodas, o trecho João Pessoa-Maceió já estava todo pavimentado.

Em 1970, é concluída a pavimentação do trecho norte da rodovia BR-101, conectando as cidades de Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Maceió, Feira de Santana e Salvador.

Em1980, prosseguia a construção do Contorno Rodoviário do Recife, com 30 Km de extensão.

Em janeiro de 2005, início das obras de duplicação do trecho Natal - Palmares (PE).


REFERÊNCIAS:

Serviço de omnibus entre Recife e Parahyba. Brazil Ferro-Carril. 17 novembro 1927. p.688.

Linhas de Omnibus. Brazil Ferro-Carril. 26 janeiro 1928. p.113.

Carta da Parahyba. O Paiz. Rio de Janeiro. 02 abril 1930. p.7.

Pavimentação de Rodovia na Paraíba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 20 setembro 1957. p.14.

Presidente vai inaugurar rodovias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 novembro 1960. p.9

DNER Rodovia BR-5 Estado da Bahia. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 6 julho 1960. p.11.

Será inaugurada em fins de dezembro a nova Recife - Maceió. O Jornal. 09 novembro 1960. p.5.

DNER informa que BR-5 Sul já tem 184 km pavimentados. Jornal do Brasil. 1960, novembro, 18. O Jornal, página 3.

DNER completa trecho da 
101. Correio Braziliense. 1967, janeiro, 5. Segundo caderno, página 2.

DNER conclui 12 pontes. Jornal do Brasil. 1968, maio, 10. Classificados, página 8.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. 1968, junho, 6. Primeiro caderno, página 16.

Transportes prepara-se para publicar o editais da Rodovia Rio - Santos. Jornal do Brasil. 1968, outubro, 11. Primeiro caderno, página 3.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

BR-101 está estrangulada. Transporte Moderno. 1980, maio. Página 8.

Recife: Contorno Rodoviário tira carga da área urbana. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Em Brasília, Renan Filho assina contratos que retomam duplicação da BR-101 em AL. Alagoas 24 Horas. 2017, fevereiro, 21.

Trechos duplicados da BR-101 em Esplanada são liberados 
ao tráfego. Jornal da Mídia. 2018, outubro, 3. 

Rodovia BR-101 tem novo trecho duplicado em Alagoas. Estradas. 2019, fevereiro, 26.

BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do país. Band News Fm. 2 agosto 2020.

DNIT entrega mais 12 quilômetros de pista duplicada e viaduto na BR-101/AL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 11 dezembro 2020.

RIBEIRO, Junior. DNIT duplicou e revitalizou rodovias baianas em 2020. Brasil no Trecho. 24 dezembro 2020.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.