terça-feira, 16 de março de 2021

BR-101

Trecho Rio - Santos

Em setembro de 1918, o governo do estado de São Paulo inicia em São Sebastião as obras de construção do primeiro trecho da rodovia Piaçaguera - Ubatuba.

Em julho de 1931, a municipalidade de Itaguay inaugura a estrada de rodagem Itaguay - Praia de Salinas, com 10 Km de extensão.

Em 1933, foram construídos 14 km da estrada Angra dos Reis – Conceição de Jacareí, passando por Camorim, Jacuecanga e Monsuaba.

Em 1937, é concluída a implantação da rodovia Paraibuna -  Caraguatatuba - São Sebastião.

Em abril de 1939, é aberta concorrência pública para a construção da Variante Rio-Petrópolis, atual Avenida Brasil, entre o Cais do Porto e a estação de Vigário Geral.

Em 1944, inauguração da Variante Rio de Janeiro – Petrópolis, atual Avenida Brasil, via expressa de contorno da cidade do Rio de Janeiro com 18 Km de extensão, com pista dupla, pavimentada com placas de concreto, ligando o Cais do Porto a Parada de Lucas. Em 1946, segundo a revisão do Plano Rodoviário de 1944, recebe a denominação de rodovia radial BR-1.

Em 1961, o Governo do Estado da Guanabara solicita ao DNER que a Avenida Brasil fosse prolongada desde o entroncamento com a antiga Rodovia Rio- São Paulo (BR-1), atual BR-465 até a rodovia litorânea (BR-6), atual BR-101, em Santa Cruz, totalizando 9,5 Km de extensão.

Em agosto de 1965, prosseguiam as obras de implantação da rodovia Paraty - Angra dos Reis com 90 Km de extensão que já contava com 2 trechos abertos ao tráfego, sendo 32 Km no sentido Angra - Parati até a ponte sobre o rio Frade e no sentido Parati - Angra já alcançando Barra Grande.


Fatos e Fotos, 29/04/1967


Em outubro de 1968, é concluído o relatório do Estudo de Viabilidade de construção da Rodovia Rio - Santos.

Em 1970, é inaugurada a Rodovia Piaçaguera, com 22 Km de extensão,  ligando Santos ao Guarujá, eliminando a necessidade do serviço de balsas na travessia do Estuário de Santos.

Em 1971, é concluída a pavimentação do trecho Itacuruçá - Mangaratiba, com 34,8 Km de extensão.

Em agosto de 1971, o trecho Itaguaí - Itacuruçá ainda não se encontrava pavimentado.

Em 1971, no dia 20 de dezembro, é lançada a Concorrência Internacional para implantação, pavimentação e construção de túneis, pontes, e viadutos do trecho Santa Cruz (GB) - Ubatuba (SP).

Em 1973, é entregue o primeiro trecho pavimentado da rodovia Rio-Santos, com 8 km de extensão.

Em novembro de 1974, é concluída a implantação e pavimentação do trecho Santa Cruz (Avenida Brasil) - Itaguaí, com 5 pontes e um viaduto no entroncamento com a Avenida Brasil. A antiga ponte rodoferroviária de madeira sobre o canal São Francisco, na Avenida João XXIII,  passa a receber exclusivamente os trens do ramal de Mangaratiba da Rede Ferroviária Federal.

Em janeiro de 1975, é aberto ao tráfego o trecho Ubatuba - Parati, com 60 quilômetros de extensão, sendo 15 quilômetros ainda não pavimentados. No mesmo ano, ainda em caráter experimental, é aberto o trecho Itaguaí (RJ) - Parati (RJ), completando a ligação Rio de Janeiro - Ubatuba.

Em junho de 1983, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) assina o contrato para a pavimentação do trecho Monte Cabrão - Bertioga, com 23 Km de extensão.

Em dezembro de 2009, previsão da conclusão da duplicação da Rodovia Rio-Santos, no trecho entre Santa Cruz e o acesso a Itacuruçá, com 26 km de extensão. Os obras foram iniciadas em março de 2007.

No dia 29 de dezembro de 2009, o DNIT anuncia o início dos estudos de viabilidade de duplicação do trecho Itacuruçá – Angra dos Reis, com 78 km de extensão, até o entroncamento da rodovia RJ-155 (BR-494). O lançamento do edital do projeto estava previsto para o primeiro semestre de 2010, mas não teve prosseguimento.


Viaduto da Casa da Moeda em Itaguaí entregue ao tráfego em maio de 2019
Divulgação DNIT


Em 29 de julho de 2021, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprova o processo de concessão da Rodovia BR-101, no trecho entre o Rio de Janeiro (Campo Grande) e Ubatuba, com 271,7 Km de extensão, vencido em 29 de outubro de 2021 pelo grupo CCR. O contrato de concessão previa, entre outras melhorias, a duplicação do trecho de 80,1 Km de extensão entre Mangaratiba (Km 416) e Angra dos Reis (Km 496,1).

Em 31 de março de 2023, entra em operação o primeiro sistema de pedágio automático do país, sem cancelas, na rodovia BR-101 nos municípios de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.


REFERÊNCIAS:

Estrada de rodagem pelo littoral paulista. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 outubro 1918. p.13.

Inauguração de uma rodovia no interior Fluminense. A Batalha. Rio de Janeiro. 23 julho 1931. p.6.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 abril 1939. 

Estabelecida uma linha de ônibus ligando Recife a Maceió. A Manhã. Rio de Janeiro. 29 novembro 1941. p.1.

DNER Rodovia BR-5 Estado da Bahia. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 julho 1960. p.11.

Será inaugurada em fins de dezembro a nova Recife - Maceió. O Jornal. Rio de Janeiro. 09 novembro 1960. p.5.

DNER informa que BR-5 Sul já tem 184 km pavimentados. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 novembro 1960. O Jornal. p.3.

Rodovia reintegra região ao estado do Rio. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 29 agosto 1965. p.8.

DNER completa trecho da 
101. Correio Braziliense. Brasília. 05 janeiro 1967. Segundo Caderno. p.2.

DNER conclui 12 pontes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 maio  1968. Classificados. p.8.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1968. p.16.

Transportes prepara-se para publicar o editais da Rodovia Rio - Santos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 outubro 1968. p.3.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Nova rodovia evitará congestionamento nas balsas de Guarujá. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. 1969.

BR-101 está estrangulada. Transporte Moderno. São Paulo. Maio 1980. p.8.

Entregue a ponte sobre o rio Tietê. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Junho 1983. p.5.

Em Brasília, Renan Filho assina contratos que retomam duplicação da BR-101 em AL. Alagoas 24 Horas. 21 fevereiro 2017.

Trechos duplicados da BR-101 em Esplanada são liberados 
ao tráfego. Jornal da Mídia. 03 outubro 2018.

Rodovia BR-101 tem novo trecho duplicado em Alagoas. Estradas. 26 fevereiro 2019.

BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do país. Band News Fm. 02 agosto 2020.

DNIT entrega mais 12 quilômetros de pista duplicada e viaduto na BR-101/AL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 11 dezembro 2020.

RIBEIRO, Junior. DNIT duplicou e revitalizou rodovias baianas em 2020. Brasil no Trecho. 24 dezembro 2020.

TCU aprova concessão da via Dutra e da Rio Santos. Agência Brasil / Istoé Dinheiro. 29 julho 2021.

CCR vence leilão e vai administrar Rio-Santos de Ubatuba a Campo Grande na Zona Oeste do Rio. Jornal Atual. 30 outubro 2021.

GATTAI, Gianlucca. Primeiro pedágio sem cancelas do país começa hoje na Rio-Santos. Gazeta Brasil. 31 março 2023.