segunda-feira, 15 de março de 2021

BR-116

Trecho Feira de Santana - Fortaleza

Em setembro de 1917, prosseguiam as obras de construção da estrada de rodagem Fortaleza a Messejana e Soure, a cargo do governo do estado do Ceará.


Rodovia Transnordestina em 1935
Coleção IBGE


Em maio de 1937, é inaugurado o trecho Feira de Santana - Serrinha, com 68 Km de extensão, primeira rodovia construída pela União no Estado da Bahia.

Em janeiro de 1940, a Inspectoria Federal de Obras contra as Secas inaugura o trecho Euclides da Cunha - Tucanos, com 57 Km de extensão, incluindo uma ponte de 127 metros de extensão sobre o rio Itapicuru.

Em abril de 1942, é concluída a construção de um trecho de 35 Km de extensão da Rodovia Transnordestina, entre Canudos e Formosa, faltando um trecho de 90 Km para alcançar o Rio São Francisco, na localidade de Barra do Tarrachil.

Em julho de 1942, duas frentes de construção da Rodovia Transnordestina  alcançam a localidade de Barra do Tarrachil, no São Francisco, concluindo a ligação rodoviária entre as cidade de São Salvador da Bahia e Recife.

Em abril de 1944, é aprovado o projeto e o orçamento para a construção de um trecho de 283,8 Km de extensão entre Fortaleza - Jequié.

Em maio de 1944, é aprovado um novo crédito para a continuidade das obras de construção do trecho Fortaleza - Jequié.

Em dezembro 1963, prosseguiam as obras de terraplenagem do trecho Feira de Santana - Russas, com 962 Km de extensão. O trecho Fortaleza - Russas, com 168 Km, já se encontrava pavimentado.

Em 1968, no dia 5 de junho, é concluída a pavimentação do trecho Feira de Santana - Serrinha (BA).

Em 15 de janeiro de 1969, é inaugurada a pavimentação do trecho Russas (CE) - Icó (CE), com 213 Km de extensão. Em abril de 1969 o trecho Fortaleza - Icó, com 376 Km de extensão, já estava totalmente pavimentado.

Em 1970, é concluída a pavimentação do trecho São Salvador - Fortaleza, formado pelas rodovias BR-116 e BR-324. No mesmo dia foi inaugurada a pavimentação do trecho Fortaleza - Natal, permitindo a ligação São Salvador - Fortaleza pelo litoral.


Km 0 da BR-116 em Fortaleza na década de 1970


Em 8 de dezembro de 2021, é aberto ao tráfego o viaduto de acesso a Horizonte, na altura do Km 40 da BR-116/CE.

Com obras paralisadas desde 2018, o viaduto de acesso a Horizonte foi aberto ao tráfego em dezembro de 2021. Foto Divulgação DNIT


Em agosto de 2023, foi anunciado que a duplicação do trecho Feira de Santana - Serrinha e do Contorno Norte de Feira de Santana estavam incluídos no novo programa de obras do governo federal. No Ceará deveria ser duplicado o trecho entre Pacajus e Tabuleiro do Norte, com 161 Km de extensão.

Em 6 de fevereiro de 2024, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho de 22 Km da BR-116 entre Pacajus e Chorozinho no Ceará.


Km 70 da BR-116/CE  próximo ao Triângulo em Chorozinho
Trecho a ser duplicado pelo Governo Federal
Foto Google Maps


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1937. p.250.

Uma rodovia atravessando todo o Nordeste. O Globo. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1940. p.2.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Junho 1944. p.123.

SILVA, Ubiratan. Pavimentação de Rodovia. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 dezembro 1963. p.22.

DNER participa do rush sôbre o futuro. O Jornal. Suplemento Especial. Rio de Janeiro. Março Abril, 1969.

Fortaleza - Brasília será pavimentada. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 12 abril 1969. p.2.

Viaduto na BR-116, em Horizonte (CE), é entregue ao tráfego. Estradas.com. 07 dezembro 2021.

CASTRO, Alessandro. Duplicação da BR-116 no Ceará deve ser anunciada até agosto pelo Governo Federal, projeta Elmano. Diário do Nordeste. 25 julho 2023.